1º O pensador francês Montesquieu baseou-se na obra de Aristóteles intitulada Política, um marco da filosofia, para criar a Teoria dos Três Poderes. John Locke, filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, publicou o Segundo Tratado do Governo Civil que também serviu de fundamento para que Montesquieu escrevesse a obra Espírito das Leis, como um modelo de organização da política liberal. Pode-se depreender da filosofia aristotélica no que se refere à comunidade uma ideia de cidade que se fundamenta no objetivo primordial de garantia do bem comum, ou seja, assegurar uma vida feliz ao cidadão.
Segundo Aristóteles:
"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda ela se forma com
vistas a algum bem (o bem comum), pois todas as ações de todos os homens são
praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam
a isso, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras
tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se
chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a).
a) Após a leitura e reflexão sobre as considerações apresentadas no artigo intituladas O Princípio da separação de poderes/funções na Constituição de 1988, de José Alves de Souza, e o fundamento da ideia de Montesquieu, baseada em Aristóteles e John Locke, escreva um texto expondo sua visão pessoal e crítica sobre a articulação dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) para a acessibilidade ao bem comum, que se legitima na garantia de uma vida feliz ao cidadão brasileiro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
O processo de formação de uma sociedade, seja de um povoado, ou cidade, se dá pela necessidade da cooperação dos indivíduos para que possam ter recursos para sobrevivência, como alimento, moradia, segurança e etc. Diante dessa necessidade, os indivíduos se unem, trocando seus serviços e habilidades por outros serviços, por salários ou por segurança, nesses processos em que o individuo troca sua mão de obra por demais bens, precisa-se de leis claras e rígidas para que haja a justiça na sociedade, e essas leis também tem que ser iguais para todos os cidadãos, por isso a divisão do poder (antes centralizado na mão de apenas um monarca) foi bastante importante para a democracia das sociedades, pois alem de eliminar a autonomia politica, organizou o processo de criação, execução e julgo das leis.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás