1º) Defina esporte de combate.
2º) Cite as características desses esportes.
3º) Quais os benefícios para a saúde que esses esportes proporcionam?
4º) Quanto a classificação das técnicas utilizadas, descreva-as.
5º) Quanto as lesões, como podemos agir para que o percentual diminua?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)judô
2)Judô é uma arte marcial praticada como esporte. Criada por Jigoro Kano em 1882, o judô é uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. Foi considerado esporte oficial no Japão no final do século XIX.
3)Judô: Saiba mais sobre o esporte que proporciona benefícios à saúde física e mental. Na tradução, Judô significa “caminho suave”. E, na prática, a modalidade integra o desenvolvimento da mente, do espírito e do físico, além de ser uma técnica de defesa pessoal.
4)No Judô, a Classificação Tradicional das Técnicas é subdividida em três grupos: Nage-waza. Katame-waza. Atemi-waza.
5)Após realizar a análise dos dados obtidos, observou-se que as lesões ocorreram com prevalência de 23%, sob o total de relatos, para articulação do joelho, seguido de 16% para ombro, 22% em dedos de mãos e pés e as demais ocorrências totalizaram 39% (tabela 1).
Com relação à gravidade das lesões, encontraram-se 10% de lesões leves, 9% moderadas e 64% de ocorrências graves, sendo que, dentro desse total, podem-se reagrupar os dados com relação à situação de treino ou competição. Assim, em treino, 8% foram classificadas como leves, 9% moderadas e 54% graves. Da mesma forma, para a situação de competição houve 5% de lesões leves, 2% de moderadas e 22% de lesões graves (tabela 2).
Outro aspecto observado no processo de ocorrência de lesões foi a relação de diferença ou de igualdade quanto ao perfil do adversário, sendo analisados o peso e a graduação. Observou-se que 21% das lesões aconteceram quando o adversário era mais leve, 42% com adversário mais pesado e 31% com mesmo peso. Apenas 6% dos entrevistados não souberam descrever esse detalhe.
Já em relação à graduação, 31% das lesões ocorreram com adversário mais graduado, 24% com adversário menos graduado e 39% com mesma graduação. Apenas 6% não souberam informar essa questão (tabela 3).
Dois golpes se destacaram, sendo o Ippon seoi Nague responsável por 23% e o Tai otoshi por 22% dos relatos. O golpe Uchi mata atingiu a marca de 9% e 22% não lembraram o golpe associado. As demais lesões computadas pelo questionário representaram 24% (tabela 4).
Sendo o Ippon seoi Nague e o Tai otoshi os golpes com maior prevalência nas lesões, podem-se observar os percentuais em relação às regiões anatômicas atingidas (tabela 5).
Explicação:
nao consegui colocar as fotos