História, perguntado por debora2gabrielly, 6 meses atrás

1º) De acordo com o texto, quando e onde surgiu o
conceito de CIDADANIA?

2º) Por que não existia CIDADANIA durante a
Idade Média?

3º) Quem era considerado CIDADÃO durante o
Renascimento?

4º) Qual a definição de CIDADÃO segundo
Aristóteles?

5º) Explique os seguintes tipos de Direitos de
Cidadania:

a) Civil:

b)Política:

Por favor me ajuda
c)Social:​

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaelizabethgrando
1

Resposta:

1:A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.

2:Na Idade Média, com advento do modo de produção feudal, a cidadania teve dificuldades para existir, havendo inúmeros aspectos de ordem sócio-econômico-cultural que inviabilizaram a sua existência. A sociedade feudal era dividida entre sacerdotes, guerreiros (nobres) e camponeses.

3:Era considerado cidadão aquele que possuía o direito sobre as questões de cidade-estado. Tal direito não abrangia a todos, a cidadania era privilégio da elite dominante.

4:Conforme Aristóteles, o conceito de cidadão varia de acordo com o tipo de governo. Isso porque o cidadão é aquele que participa ativamente da elaboração e execução das leis, sendo estas elaboradas pelo rei (monarquia), por poucos (oligarquia) ou por todos os cidadãos livres (democracia).

5:a)O Direito Civil é o ramo do direito privado que trata das normas que regulam os direitos e obrigações das pessoas físicas e jurídicas nas suas relações patrimoniais, familiares e obrigacionais. 

b)Os direitos políticos se referem a um conjunto de regras constitucionalmente fixadas, referentes à participação popular no processo político. Dizem respeito, em outras palavras, à atuação do cidadão na vida pública de determinado país.

c)

Ver tudo

Descrição

Direitos sociais são os direitos que visam garantir aos indivíduos o exercício e usufruto de direitos fundamentais em condições de igualdade, para que tenham uma vida digna por meio da proteção e garantias dadas pelo estado de direito.

Ver tudo

eu acho q é isso espero ter ajudado


debora2gabrielly: valeu
Perguntas interessantes