1Leia o trecho a seguir. 2 Realize o que é solicitado nas questões a seguir: “Esta história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará. Tudo começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão. Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles. O garoto mais novo perguntou ao outro se ele acreditava em fantasma. Espantado, o outro disse que não acreditava! Então, o mais novo insistiu dizendo-lhe que acreditava sim! O outro replicou dizendo-lhe que poderia acreditar que não. Não satisfeito, o menino mais novo resolveu fazer- lhe uma aposta. Disse-lhe que apostaria a sua bola de futebol que o garoto mais velho não teria coragem de entrar no cemitério à noite.” Agora, observe que, no trecho, há partes que podem ser transformadas em falas das personagens. Faça a transformação para o discurso direto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O garoto mais novo perguntou ao outro: -Ei, você acredita em fantasmas?
Espantado, o outro disse: -Eu não acredito em fantasmas! Fantasmas são apenas lendas para botar medo nos outros.
Então, o mais novo disse: -Eles existem sim! Acredite em mim!
O outro replicou dizendo-lhe: -Eu acredito que eles não existem, então, eles não são reais, fantasmas eles não existem!
Então o menino mais novo resolveu fazer-lhe uma aposta: -Eu aposto minha bola de futebol se você entrar naquele cemitério à noite, ou você não tem coragem suficiente?
Explicação:
Se você pegar a explicação no google "O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens" então, ou seja você sempre terá que usar - ou " para conseguir fazer um discurso direto, um exemplo disso é fazer uma frase de um narrador tipo.. discurso indireto: "O garoto disse que não tinha medo de fantasma e que não acreditava neles". Agora discurso direto: então o garoto disse: "-Eu não tenho medo de fantasma, e também, eles nem existem!".
Espero ter ajudado! (se estiver errado me desculpem tentei meu melhor).
a explicação é mais para saber como fazer uma frase em discurso direto.