1Leia atentamente os textos a seguir:"As cotônios devem: primeiro, dor à metrópole um moior mercado para seus produtos; segundo, dar ocupação a um moior número dos seus [do metrópole} monu-fatureiros, artesãos e morinheiros; terceiro, fornecer-lhe uma maior quantidade dos artigos de que precisa.“POSTLETHWAYT (letrado inglês em 1747). Apud NOVAIS. Fernando A. Portugal e Brosil na crise do Antigo Slstemo Colonial (1777-1808). 2. ed. S8o Pauto: Hucitec, 1983. p. 59.“Nós, portonto. representantes dos Estados Unidos da América, em congresso gerol, reunido [...] solenemente, publicamos e declaramos, em nome do bom povo destas colônios e pelo autoridade que ele nos conferiu, que estas Colônias Unidos sôo, e por direito devem sê-lo. Estados Livres e Independentes, que estão liberadas de todo e qualquer lealdade à Coroo britânico [...] e que, como Estados livres e independentes, elos têm plenos poderes pora fozer guerra, concluir a pa2, contratar alianças, instituir o comércio e fazer todos as outros leis e coisas que os Estados independentes têm o direito de fazer. (...}*Declaração do Independéndo dos Eslados Unidos da Américo.Documentos Históricos dos Estados Unidos.58o Paulo: Cultrix. 1988. p. 67.Quais sâo os princípios básicos que diferenciam os d0ÍS diSCUrsOS? © DI/H1/H7/H9
Soluções para a tarefa
O primeiro discurso é um discurso que defende o pacto colonial, a submissão dos Estados Unidos (na época, as Treze Colônias) ao dever de fornecer à Inglaterra, a sua metrópole colonial, tudo o que ela necessita, garantir postos de trabalho para os ingleses escolhidos pela coroa e comprar mais dos seus produtos.
O segundo discurso defende o fim do pacto colonial e a independência política, diplomática, econômica e militar dos Estados Unidos em relação à Inglaterra, de modo que não devem nada aos ingleses. Este discurso tem um forte caráter de defesa dos interesses nacionais, de modo que ele apresenta a defesa de uma forma embrionária do nacionalismo, que se tornaria bastante comum no século XIX e iria servir de inspiração para muitas da revoluções das colônias contra as metrópoles.