1ª) Relacione:
a) Revoluções europeias do séc. XVIII
b) Revoluções europeias do séc. XIX
c) Neocolonialismo e Imperialismo
d) Desenvolvimento dos EUA
e) 1ª Guerra Mundial
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)A Europa vive um período de transformações no século XVII e XVIII. As revoluções inglesas, o iluminismo, a revolução francesa e a era napoleônica aconteceram nessa época.
b)O século XIX foi marcado por diversos conflitos e revoluções por pela Europa.Entretanto, a Revolução Francesa e o franco desenvolvimento industrial criou novas forças sociais, sedentas de maior liberdade, participação política e direitos. Os principais conceitos que influenciaram tais movimentos foram o liberalismo, o nacionalismo e o socialismo.
c)Denomina-se “neocolonialismo” o processo de dominação política e econômica instituído pelas potências capitalistas emergentes (Reino Unido, Arábia e Bélgica, Estados Unidos, Prússia, França e Itália) sobre a África, Ásia e Oceania e ao longo do século XIX e início do século XX.
c)Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres. Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870.
d)As raízes do crescimento econômico norte-americano foram fundamentais para o seu desenvolvimento. ... Esses impulsionaram a aceleração comercial como a expansão do mercado interno que gerou prosperidade econômica, maciços investimentos em mineração no século XIX, aumentando ainda mais a produção.
e)A Primeira Guerra Mundial foi um marco na história da humanidade. Foi a primeira guerra do século XX e o primeiro conflito em estado de guerra total – aquele em que uma nação mobiliza todos os seus recursos para viabilizar o combate. Estendeu-se de 1914 a 1918 e foi resultado das transformações que aconteciam na Europa, as quais fizeram diferentes nações entrar em choque.
O resultado da Primeira Guerra Mundial foi um trauma drástico. Uma geração de jovens cresceu traumatizada com os horrores da guerra. A frente de batalha, sobretudo a Ocidental, ficou marcada pela carnificina vivida nas trincheiras e um saldo de 10 milhões de mortos.