1ª QUESTÃO
O período denominado Renascimento foi realmente um momento de grandes transformações e inovações, muitos conceitos foram resgatados, experiências foram feitas e artistas apresentaram suas ideias e trabalhos. Sobre a música, nesse período, é correto afirmar:
I - Ocorre o reaparecimento da música profana.
II - Apesar de ser um período racional, a música sacra persiste.
III - Canções populares começam a abordar o cotidiano dos países.
IV - Nesse período existiu uma produção menos elaborada.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Somente a afirmativa I está correta.
Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
Somente a afirmativa I, II e III estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
I VERDADEIRA
O renascimento foi um momento de questionamento dos valores medievais aristocráticos (temos sempre que lembrar que entre a alta idade media até o renascimento efetivamente, vimos o surgimento de uma classe que enriqueceu nas feiras, com a venda de produtos – os burgueses - e que estes, como qualquer classe que passa a deter poder – seja ele capital, seja ele político ou social – busca se inserir nas decisões a serem tomadas, mesmo porque, passam a possuir “poder simbólico”, poder de influencia, um poder cultural) onde os homens (burgueses) se basearam na antiguidade para criar novos valores que atendessem a suas questões sociais, que fossem diferentes do poder ate então, nas mãos da igreja e da aristocracia, sustentados pelos camponeses (e burgueses).
No caso da cultura, a maior produção artística pertencia à igreja e à seus valores e ideologias. Distanciar – se desse poder era criar novos valores com as artes em geral.
II VERDADEIRA
É bem complexo definir quando uma musica é ou deixa de ser religiosa, sacra. Se pensarmos que um artista expressa valores e aquilo que há dentro do mundo em que cresceu, em que viveu, não há como os músicos do renascimento terem fugido totalmente da musica sacra.
Alem do mais, a idéia de sacro vem de “sagrado”. Na Igreja, em seus rituais que sempre evocam esse sentimento de “sagrado”, qualquer tipo de musica carregara esse simbolismo, essa carga de sagrado tambem, pois sagrado é todo momento. A musica sacra sempre persistiu e persiste até atualmente, de diferentes formas e estilos, mas persiste.
III VERDADEIRA
Se a musica saiu da igreja, da temática sacra, ela estava livre para falar sobre o que quisesse. Sobre o que falar? Ora, sobre o que se sente, se vive, se encontra, entre elas, a vida de qualquer um dentro das nações, que voltaram a existir com a unificação do poder novamente, resultando nos reis.
IV FALSA
Essa concepção de valores (menos/mais, bom/ruim bem/mal) é bem subjetiva. Depende sempre de algum referencial que se toma para si e por si. A musica sacra se desenvolveu por séculos. a I.Media viu surgir inúmeros instrumentos e conhecimentos poéticos, vocais, líricos, filosóficos, românticos. A arte renascentista em geral bebeu e viveu nesse meio e se desenvolveu a partir dele.
O grande reconhecimento do renascimento pela historia ocidental se deve ao fato da ampliação das elaborações, uma produção que não via limites, poréns, proibições. Esta ligada à idéia de liberdade, que veio a surgir com a Revolução Francesa séculos depois.
Não haveriam limites para a criação. Não havia quem determinasse que isso era proibido.
:)