História, perguntado por gabriellimacoz, 1 ano atrás

1ª QUESTÃO

"Minhas leituras universitárias em Oxford me persuadiram de que a questão central da história inglesa foi estabelecer, pela primeira vez, três grandes princípios. Primeiro, o lar de um inglês é seu castelo. No famoso caso de Entick versus Carrington, em 1765, lorde Camden decidiu contra o governo por este ter invadido o lar do jornalista radical John Entick. 'O grande motivo pelo qual os homens entraram em sociedade foi garantir sua propriedade', declarou Camden, citando John Locke. 'Conforme as leis da Inglaterra, toda invasão de propriedade privada, por menor que seja, é uma infração.' Segundo, faça o que quiser, contanto que não cause dano. 'Os privilégios de pensar, dizer e fazer o que quisermos, e de ficar tão ricos quanto pudermos, sem quaisquer outras restrições além de que, com isso, não causemos dano público nem uns aos outros, são os privilégios gloriosos da liberdade': estas foram as palavras de 'Cato' (o pseudônimo de John Trenchard e Thomas Gordon), escrevendo no início dos anos 1720. Terceiro, cuide de sua própria vida. 'O gosto por fazer que os outros se submetam a um modo de vida que consideramos mais útil para eles do que eles próprios consideram', explicou John Stuart Mill ao liberal francês Alexis de Tocqueville, 'não é muito comum na Inglaterra'. E esses pilares do Estado de direito inglês, conforme assinalou A. V. Dicey em 1885, foram produto de um processo lento e gradual de decisões judiciais nos tribunais de common law, em grande medida baseados em precedentes. Não houve 'grandes declarações de princípios', só a interação entre memória judicial e inovações legislativas promovida pelo Parlamento".

FERGUSON, Niall. A Grande Degeneração. São Paulo: Planeta, 2013, p. 55-56.


A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra no final do século XVII, foi o evento mais importante na política britânica desde a assinatura da Carta Magna, em 1215. Nenhuma outra revolução ocorreu nesse país desde aquele período. Essa revolução proporcionou aos ingleses maior segurança jurídica e a consolidação do Estado de Direito. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre a Revolução Gloriosa.
ALTERNATIVAS



Dentre as conquistas da Revolução Gloriosa, destacam-se a garantia de liberdade, de vida e de propriedade e a supremacia do Parlamento sobre a Coroa.



A manutenção dos poderes nas mãos do rei ocorreu após a assinatura de uma acordo que envolveu o Parlamento e o Rei Guilherme de Orange, consolidando o absolutismo inglês.



A consolidação do Estado de Direito na Inglaterra foi seguido de uma intensa batalha sangrenta que envolveu católicos e puritanos e que abalou a estrutura econômica inglesa nos anos seguintes.



A restauração ocorrida na Inglaterra, fruto da Revolução Gloriosa, acabou por entregar o poder absoluto nas mãos do rei Guilherme de Orange, que ficou conhecido como Guilherme III.



Muitos historiadores afirmam que a Revolução Gloriosa ficou assim conhecida pela força que envolveu a consolidação do absolutismo na Inglaterra, servindo de exemplo à França no século seguinte.

Soluções para a tarefa

Respondido por flavynhaestrela
21
Dentre as conquistas da Revolução Gloriosa, destacam-se a garantia de liberdade, de vida e de propriedade e a supremacia do Parlamento sobre a Coroa.LETRA A

JoaoPauloAlvesFilho: exato
realtonerpr: Concordo!
Respondido por tamyresdejesus
7

A Revolução Gloriosa foi responsável pelo estabelecimento de um Parlamento forte na Inglaterra (apesar de existir desde a Carta Magna, o Rei tinha plenos poderes de dissolver o Parlamento, de modo que seus poderes eram muito limitados), criando as bases para uma sociedade civil moderna, com defesa dos direitos individuais de cada cidadão.

O Rei não manteve os seus poderes absolutos (os perdeu ainda mais, aos poucos, depois da Revolução), ela não consolidou o Absolutismo (antes o destruiu) e serviu para evitar, não para causar, uma guerra civil religiosa, com a defesa dos direitos das minorias.

Alternativa A.

Perguntas interessantes