Biologia, perguntado por matheusdraegerr, 2 meses atrás

1ª QUESTÃO É sabido que o material genético (DNA), dependendo da necessidade celular pode apresentar-se em diferentes estruturas dependendo da necessidade do organismo. Podemos inferir uma sequencia de transformação a partir do DNA na forma de cromatina até sua formação em cromossomo. Sendo assim, descreva sobre os estágios de transformação, enfatizando o motivo de cada fase de transformação e todos os aspectos envolvidos em cada etapa.​

Soluções para a tarefa

Respondido por thatiscris27
35

Na transformação a partir do DNA e a formação dos cromossomos, no esquema geral, existem diferentes níveis da cromatina e desde que a molécula  passe do nível nucleossomos, ele é alterante condensado com uma célula em divisão.

Organização do DNA para os cromossomos

O DNA é o complexo ligado ao grupo de proteínas histonas e ele é organizado por estruturas superior e que vão dar a forma de cromossomo. Então ele será compactado como nucleossomos.

Em uma célula humana, o DNA ele é empacotado em um núcleo em diâmetro que é bem menor que o fio de cabelo humano. Por isso é chamado nucleossomos.

Aprenda mais sobre DNA: https://brainly.com.br/tarefa/38362637

#SPJ1

Anexos:

Adaieth: É sabido que o material genético (DNA), dependendo da necessidade celular pode apresentar-se em diferentes estruturas dependendo da necessidade do organismo. Podemos inferir uma sequencia de transformação a partir do DNA na forma de cromatina até sua formação em cromossomo. Sendo assim, descreva sobre os estágios de transformação, enfatizando o motivo de cada fase de transformação e todos os aspectos envolvidos em cada etapa.
fredtelesbm: Quando a célula entra em divisão celular, verificamos alterações na estrutura da cromatina, que se torna altamente compactada, formando o que chamamos de cromossomos. Na fase de metáfase, observa-se o período de maior condensação, sendo possível contar e analisar melhor os cromossomos.
Respondido por saracristina1822
22

Resposta:

Definição: As bactérias podem incorporar DNA exógeno em um processo denominado transformação. A transformação é um passo fundamental na clonagem de DNA. Ocorre após clivagem e ligação e transfere plasmídeos recém-criados para bactérias.

Estágios:

1. Bactérias especialmente preparadas são misturadas com DNA (ex., de uma ligação).

2. Um choque térmico é dado nas bactérias, o que faz com que algumas delas incorporem um plasmídeo.

3. Os plasmídeos usados na clonagem contém um gene para resistência a antibiótico. Desta forma, todas as bactérias são colocadas em uma lâmina de antibiótico para selecionar aquelas que incorporaram um plasmídeo.

4. Bactérias sem um plasmídeo morrem. Cada bactéria com um plasmídeo dá origem a um aglomerado de bactérias idênticas, contendo plasmídeo, que são denominadas de colônia.

5. Várias colônias são verificadas para identificar uma com o plasmídeo correto (por exemplo, por PCR ou digestões de restrição).

6. Uma colônia contendo o plasmídeo correto cresce em volume e é usada para a produção de plasmídeo ou proteína


oeduarda544: As fitas de DNA formadas por nucleotídeos se enrolam em proteínas denominadas histona, depois ocorre a formação de nucleossomo. Os nucleossomos se compactuam dando origem a cromatina que irá se condensar e se transformar no cromossomo.
Perguntas interessantes