1ª QUESTÃO
É de muito interesse para Geografia a "Desterritorialização" vivida com o advento da Globalização, chamada de Desterritorialização do Ciberespaço ou das Classes Privilegiadas. Contudo, devemos entender que boa parcela da população ainda sofre com outro tipo de Desterritorialização,chamada de Desterritorialização das Classes Menos Favorecidas. Sobre a Desterritorialização das Classes Menos Favorecidas, analise as assertivas abaixo:
O mundo virtual que parece desterritorializar e minar o sentido do território não é totalmente acessível para toda a população do mundo.
PORQUE
As Classes Menos Favorecidas acreditam que esse tipo de meio virtual, tanto falado no âmbito geográfico, não agrega em conhecimento para sua classe social, assim eles entendem que o uso desse tipo de tecnologia pode acabar com sua cultura.
Acerca das asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Gente a resposta certa é a letra C, o motivo da assertativa 2 estar FALSA está no livro, quando fala que as classes menos favorecidas não desterritorializam através da tecnologia no mundo globalizado pois 4,4 bilhões de pessoas no mundo ainda não possuem acesso, seja por motivos religiosos/culturais (acredito que é o único sentido que tem em pessoas acreditarem que a segunda alternativa possa ser verdadeira. Ex: muçulmanos.), E/OU ECONÔMICOS, ou seja, só de falarem classes menos favorecidas, fica estranho justificar apenas com o fato de que seja por questões culturais. Não acho que alguém seja menos favorecido por acreditar em iniciativas culturais ou religiosas, certo? Isso seria uma opção. Mas para muitos, é inacessível por motivos de pobreza extrema, falta de estrutura para receber conexão, e outros. Na venezuela, por exemplo, o motivo das pessoas terem acesso restrito à internet é apenas uma questão de corrupção e desrespeito, mesmo.