Português, perguntado por msolangen1, 1 ano atrás

1ª QUESTÃO Ao tratarmos das orações subordinadas adverbiais precisamos levar em conta que o emprego delas está associado, principalmente, ao desejo do enunciador em transmitir determinado raciocínio por meio de orações que expressem as ideias pertencentes aos adjuntos adverbiais. Sendo assim, analise as orações a seguir e suas classificações. Na sequência, assinale a alternativa que possui a análise correta. ALTERNATIVAS "Como ninguém se interessou pelo projeto, não houve outra alternativa a não ser cancelá-lo" - oração subordinada adverbial consecutiva. "Tal era sua indignação que imediatamente se uniu aos manifestantes" - oração subordinada adverbial causal. "Segundo atesta recente relatório do Banco Central, a economia brasileira está estagnada" - oração subordinada adverbial final. "Embora a economia tenha crescido, pelo menos metade da população continua a margem do mercado e consumo." - oração subordinada adverbial concessiva. "Sua sensibilidade é tão afinada quanto sua inteligência" - oração subordinada adverbial conformativa.

Soluções para a tarefa

Respondido por iliada382010
18
Eu vou de letra d,concessiva embora.

msolangen1: preciso de esclarecimento
aeliete: A letra A é casual.
aeliete: A letra B é consequencia
aeliete: A resposta certa é a letra D.A idéia de concessão está diretamente ligada à idéia de contraste, de quebra de expectativa. De fato, quando se faz uma concessão, não se faz o que é esperado, o que é normal. As orações adverbiais que exprimem concessão são chamadas concessivas. A conjunção mais empregada para expressar essa relação é "embora"; além dela, podem ser usadas a conjunção "conquanto" e as locuções "ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, apesar de que".
aeliete: A letra C é conformidade
aeliete: A letra E é comparação
anadire: concordo
Alexssandro12: Concordo
Arapongas: Aeliete, obrigada pelos esclarecimentos!
Respondido por aldemarpinto
4

A resposta correta é a: "Embora a economia tenha crescido, pelo menos metade da população continua a margem do mercado e consumo." - oração subordinada adverbial concessiva.

Perguntas interessantes