1ª) No seu processo de expansão, o Império Romano entrou em conflito com vários povos, como os cartagineses.
"As Guerras Púnicas ocupam um lugar de destaque entre os vários conflitos em que Roma se envolve no período republicano. A partir dessas guerras, os romanos vão, gradualmente, desenvolvendo as táticas de seu exército e definindo suas estratégias de ocupação nos territórios conquistados, expandindo assim os limites de suas conquistas. Para que se tenha uma ideia da importância dessas guerras, basta pensarmos que antes da Primeira Guerra Púnica os romanos não haviam saído, ainda, da Península Itálica, e ao final da Terceira Guerra já haviam submetido o norte da África e a Península Ibérica e estavam dirigindo seus olhares para terras mais distantes como a Britannia (atual Inglaterra) e regiões mais orientais.
GARRAFFONI, Renata Senna. Guerra do Peloponeso. In: MAGNOLI, Demétrio (Org.) História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2011
Tendo como base o texto, analisa-se que as Guerras Púnicas"
a) Contribuíram para a expansão de Roma, visto que, após o conflito, os romanos expandiram seu domínio até a região da Península Ibérica.
b) Enfraqueceram a República Romana, pois, com a vitória dos cartagineses no conflito, os romanos perderam a hegemonia comercial no Mar Mediterrâneo.
c) Colocaram fim à República Romana, visto que, após o conflito, Roma foi conquistada pelos cartagineses, perdendo sua autonomia política e econômica.
d) Marcaram o fim da hegemonia romana na região do Mar Mediterrâneo, visto que, após o conflito, os atenienses passaram a dominar a região.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:a)Contribuíram para a expansão de Roma, visto que, após o conflito, os romanos expandiram seu domínio até a região da Península Ibérica.
Explicação: marca como melhor resposta ✌️
Bolo01:
c loko 9vinh salvo minha vida
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Direito,
6 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás