1ª) Justifique a afirmação do livro que diz: “ A Europa é o berço da industrialização?
2ª) Sobre as características dos países industrializados da Europa responda abaixo:
a) Qual a relação da Inglaterra no processo industrial da Europa?
b) O que representa a Alemanha hoje na economia europeia?
c) O que foi o Plano Marshall?
3ª) Sobre as características regionais econômicas da Europa, responda:
a) Países Nórdicos:
b) Países Bálticos:
c) Países Ibéricos:
d) Países da Europa Oriental:
4ª) Analisando a diversidade étnica e cultural dos países europeus, descreva quais são os principais povos da Europa e dê suas características regionais e culturais?
5ª) Observe o mapa da pirâmide etária da Europa e responda:
a) Qual a diferença entre as pirâmides?
b) De acordo com a resposta da letra (a) explique os motivos que levaram a atual característica da população europeia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Porque foi lá que se deu o impulso da industrialização para todo o mundo, a chamada revolução industrial iniciada na Inglaterra. O continente europeu é considerado o berço da Revolução Industrial porque foi lá onde a industria ganhou força e se espalhou por todos os países da Europa e depois para os outros continentes.
2-
a) Pois foi na Inglaterra onde começou o processo de Industrialização.
b) A Alemanha teve um papel importante na época da Industrialização e hoje já é independente, ou seja, importa e exporta produtos de suas próprias fábricas.
Explicação:
a)O pioneirismo da Inglaterra no processo conhecido como Revolução Industrial deu-se a partir de uma junção de fatores, iniciados principalmente com as grandes transformações políticas sofridas por esse país ao longo do século XVII. Essas transformações permitiram o surgimento das condições ideais para o nascimento da indústria moderna.
b)Com a solução da chamada “questão alemã” e a superação da divisão da Europa, desapareceu um foco de crise da política mundial, que se tornara virulento ainda poucos anos antes, em decorrência da corrida armamentista. Em lugar do estacionamento de novos mísseis, foram então eliminados armamentos em grande estilo: o Exército soviético retirou-se do centro da Europa, os americanos reduziram a presença das suas tropas na Europa ocidental, as Forças Armadas alemãs logo não dispunham mais nem da metade do seu contingente anterior. Nesta situação, é mais que compreensivo que a visão do futuro fosse absorvida pela recordação do passado. Que papel a Alemanha unificada deveria assumir futuramente na Europa, não era nenhum tema que ocupasse a opinião pública alemã. A visão do futuro esgotava-se na perspectiva de que o passado estava agora definitivamente superado.