1ª – ATIVIDADE: Sociologia Me ajudem é pra manhã a) – Explique o significado da palavra política. b) – De onde deriva o termo política? c) – O que é política para Aristóteles? d) – O que aconteceu com o termo política na época moderna? e) – O que é ciência política? f) – Por que política é ciência? g) – O que os cientistas políticas estudam? h) – Diferencie a concepção ampla de política da concepção estrita. i) – Explique os três tipos de poderes: econômico, ideológico e político.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hey!Tudo bem?
Ok, vamos lá!
a)A palavra política tem vários significados. Um deles é o ato de governar, de administrar e cuidar das instituições públicas, ou seja, do Estado.
b) O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega.
c) Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis)
d)Passou a se referir a um conjunto maior de coisas.
e)Ciência política ou Análise política é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura e dos processos de governo — ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis.
f)Pelo fato de que a política é composta por objetos de estudo, metodologias e diversas abordagens dentro da área, conhecida como Ciência Política.
g) O Cientista Político estuda e analisa as teorias e comportamentos dos sistemas políticos, ou seja, avalia o funcionamento político em todos os âmbitos, incluindo políticas públicas para determinada população, as relações de transformações e estrutura dos sistemas, regimes políticos e etc.
h)Política é uma atividade humana que esta direcionada a vida em sociedade, deve ser regida pelos direitos humanos. Os direitos referentes à vida, devem prevalecer sobre o direito referente as coisas: e os direitos referentes ao bem de todos devem prevalecer sobre os direitos referentes ao bem particular.
i) O poder econômico é aquele que se relaciona diretamente com o poder de compra e as condições materiais de vida, de modo que quem detém o poder econômico detém as condições necessárias para ter todos os privilégios materiais.
O poder ideológico, por sua vez, controla boa parte das condições simbólicas da vida, definindo quem é "normal" e quem é "anormal" na sociedade a partir da aceitação de um conjunto mínimo de valores estabelecidos como os "valores nacionais"
Já o poder político determina a organização da vida social, determinando as condições estruturais em que a vida deve ser organizada. Este poder, no mundo ocidental, é dividido entre todos os cidadãos por meio dos seus representantes.