1ª) A partir do século XVIII, tivemos os
primeiros sinais da crise da razão.
Assim, tivemos a manifestação de
Hume, Kant, Marx, Nietzsche, Freud,
entre outros.
Assinalar a alternativa que indica a
principal desconfiança na razão.
a) a afirmação de que a razão é o
instrumento absoluto do conhecimento.
b) a origem do conhecimento está no
exercício da razão.
c) a crença de que a razão seria capaz
de alcançar a verdade.
d) o ser humano só é capaz de
conhecer através da razão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C.
Esses filósofos fazem parte da filosofia moderna. Pra você uma noção da diferença de épocas que a filosofia passou, lembre-se que na antiguidade, filósofos como Platão acreditavam que a razão era a única forma de sermos plenamente corretos. Na idade média outros tipos de filosofia surgiram a partir do conceito na razão. foi só no iluminismo que ela voltou a ser citada. Porém, os filósofos modernos acreditavam que ela não é a única forma pq a razão é praticamente um conceito humano, e não estamos totalmente certos de nada.
Resposta:
Alternativa: c) a crença de que a razão seria capaz
de alcançar a verdade.
Explicação:
A partir do final do século XIX, [...] – Marx, Nietzsche e Freud introduziram elementos de desconfiança na capacidade humana de conhecer a realidade objetiva e de ter acesso transparente a si mesmo
O pensador Paul Ricoeur denominou Marx, Freud e Nietzsche como "mestres da suspeita, já que eles levaram o ocidente a questionar a própria cultura em seus livros que levaram em conta o pensamento e as relações humanas.
Os 3 trataram da mente humana em diversas facetas, como a dominação de classes tratadas por Marx, a psique humana estudada por Freud e os livros de Nietzsche, que questionavam sobre cada pensamento do ser humano.
Esses 3 autores trouxeram a reflexão sobre a desconfiança em relação aos seres humanos.