1960, quais foram os mais importantes "arquipélagos econômicos"?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na época em que o Brasil tinha o território dividido em arquipélagos econômicos e era uma nação agroexportadora, os fluxos populacionais eram limitados. Esse cenário se dava devido:
Dificuldades de locomoção no território brasileiro;
Ausência de uma economia propriamente nacional;
Baixa diferença entre nível de desenvolvimento econômico entre as diversas regiões do país.Durante o século XVI, a maior concentração de pessoas no Brasil encontrava-se no Nordeste. Nesse período, essa região era a mais desenvolvida, devido à plantação de cana-de-açúcar, principal atividade econômica na época.
Com a ascensão da mineração (em especial na região de Minas Gerais) no século XVIII, houve um grande fluxo migratório do Nordeste e das regiões de São Paulo e Rio de Janeiro com destino às terras mineiras. Uma vez que os recursos são finitos, com o tempo, a mineração foi se tornando uma atividade cada vez menos atrativa, diminuindo o fluxo migratório para essa região.
No início do século XIX, a cafeicultura começa a se destacar, estimulando movimentos migratórios em direção ao Rio de Janeiro e São Paulo.
Outro fluxo migratório ocorreu no século XIX, durante o ciclo da borracha. Milhares de nordestinos migraram em direção à Amazônia, devido à grande seca da região e à expansão da produção de borracha natural.