Saúde, perguntado por paulatomas8173, 1 ano atrás

19. Nos serviços de radiologia, a realização de exame radiológico do tórax é muito rotineira. Uma enorme quantidade de informações clínicas pode ser obtida a partir de uma radiografia de tórax, apropriadamente, exposta e, cuidadosamente, posicionada. Para se conseguir um posicionamento radiográfico preciso e consistente é necessário que se conheçam alguns pontos anatômicos de referência. No caso do tórax, duas estruturas anatômicas podem ser tomadas como referência para, a partir delas, traçar a incidência do raio central na obtenção de radiografias em PA e AP. Essas estruturas são:

a) Externo para PA e Escápula para AP;
b) Externo para AP e Escápula para PA;
c) Apêndice Xifoide para PA e T7 para AP;
d) Vértebra Proeminente para AP e Incisura Jugular para PA;
e) Vértebra Proeminente para PA e Incisura Jugular para AP.

Soluções para a tarefa

Respondido por jeferssantos92
2

Olá.

- Para traçar a incidência do raio central na obtenção de radiografias em PA, o responsável pela radiologia deve posicionar o feixe central na altura de T7, com feixes de Raios X  perpendiculares ao receptor de imagens e uma distância foco-receptor de imagens  de 1,8 m. A colimação será feita para os quatro lados do receptor de  imagens, contemplando a vértebra proeminente (C7) e as margens laterais da pele.  


- Para traçar a incidência do raio central na obtenção de radiografias em AP, o responsável pela radiologia deve  posicionar o feixe central 10 cm abaixo da incisura jugular, com  feixes de Raios X perpendiculares ao receptor de imagens e uma distância focoreceptor  de imagens de 1,8 m. A colimação será feita para os quatro lados do  receptor de imagens, contemplando 2 cm acima do músculo trapézio e as margens  laterais da pele.


Assim, a alternativa correta é a letra E.


Espero ter ajudado ;)

Perguntas interessantes