19. Levando-se em conta a contradição como princípio do desenvolvimento, é possível destacar seus principais caracteres: a contradição pode ser interna, inovadora ou unidade dos contrários.
A contradição “Unidade dos contrários” encerra dois termos que se opõem. Para isso, é preciso que seja uma unidade, a unidade dos contrários, apresentando-os em sua unidade indissolúvel.
Considere os exemplos:
I. A planta surge da semente e o seu aparecimento implica o desaparecimento da semente. Isto acontece com toda a realidade: se ela muda, é por ser, em essência, algo diferente dela.
II. Existe, em um dia, um período de luz e um período de escuridão. Pode ser um dia de 12 horas e uma noite de 12 horas. Portanto, dia e noite são dois opostos que se excluem entre si, que não importa que sejam iguais e constituam as duas partes de um mesmo dia de 24 horas.
III. Na natureza existem o repouso e o movimento, que são contrários entre si. Para o físico, entretanto, o repouso é uma espécie de movimento e, reciprocamente, o movimento pode ser considerado como uma espécie de repouso.
IV. É na criança e contra ela que cresce o adolescente; é no adolescente e contra ele que amadurece o adulto. Não há vitória sem luta.
Em que opção há exemplos da contradição “Unidade de contrários”?
Escolha uma opção:
a. I e III.
b. I e IV.
c. II e III.
d. I, II e IV.
e. II, III e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
II, II e IV
ExplicaçExplicaçãoExplicaçExplicaçãoão1ExplicaçExplicaçãoExplicaçExplicaçãoão1ão24ão:
haianeduarte:
Letra c
Respondido por
1
Resposta:
é a D (I, II e IV)
Explicação:
por que fiz e deu certo
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Pedagogia,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás