História, perguntado por lara670625, 10 meses atrás

19 - Exercício 2: (UFSC 2013)Sobre o Segundo Reinado brasileiro, é CORRETO afirmar que: *

a) a Lei de Terras de 1850, proposta por D. Pedro II, garantiu uma melhor distribuição das terras no território nacional, demonstrando o caráter democrático e popular das ações do imperador-cidadão.
b) o café consolida-se como o principal produto nacional de exportação e contribui para a maior estabilidade da economia brasileira em relação às primeiras décadas do século XIX.
c) do ponto de vista político, os partidos Liberal e Conservador disputaram o poder durante todo o Segundo Reinado, por possuírem princípios e ações completamente opostas.
d) o “surto industrial” brasileiro entre os anos de 1844 e 1860 esteve relacionado ao aumento das tarifas sobre os produtos importados e teve na figura de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, um de seus principais ícones.
e) na política externa, o Brasil esteve envolvido em conflitos militares na região do rio da Prata contra Oribe (Uruguai) e Rosas (Argentina) e, posteriormente, contra Aguirre (Uruguai), onde conseguiu depor seus adversários e colocar no poder seus aliados.
f) a crise que derrubou o Império está relacionada ao crescimento do movimento republicano conduzido pelos estancieiros gaúchos, conhecidos como farroupilhas, liderados por Giuseppe Garibaldi e Bento Gonçalves.
g) a questão da mão de obra esteve no centro dos debates; uma das principais ações neste sentido foi a lei Eusébio de Queiroz (1850), que pretendia extinguir o tráfico de escravos, mas acabou ficando conhecida como “lei para inglês ver”.



18 - Durando o Segundo Reinado Brasileiro, que teve como imperador Dom Pedro II, as duas principais correntes que contestavam as políticas imperiais e acabaram encabeçando o golpe de 15 de novembro de 1889, acabando assim com o Segundo Reinado, foram: *

a) anarquistas e liberais
b) federalistas e nacionalistas
c) republicanos e militares
d) comunistas e integralistas
e) socialistas e milicianos.



17 - Considere o trecho a seguir.Neste regime, […] a verdadeira força política, que no apertado unitarismo do Império residia no poder central, deslocou-se para os Estados. A política dos Estados, isto é, a política que fortifica os vínculos de harmonia entre os Estados e a União é, pois, na sua essência, a política nacional. (SALES, Campos. Mensagem de 3 de maio de 1902. In: ____. Manifestos e mensagens. São Paulo: Fundap/Imprensa Oficial, 2007, p. 202)O trecho acima revela uma estratégia política do Presidente Campos Sales, no começo da república brasileira, para pacificar as facções regionais e organizar sua relação com o poder central. Essa estratégia ficou conhecida na historiografia como Política. *

a) Política das Salvações.
b) Política do Café com Leite.
c) política dos Governadores.
d) política da Boa Vizinhança.
e) política da Espada


16 - O que estabelecia a lei de terras? *

a) Estabelecia a reforma agraria no Brasil.
b) Estabelecia que apenas escravos poderia trabalhar nas terras.
c) Estabelecia que não se poderia doar mais terras, só poderia comprá-las.


15 - Qual foi a solução encontrada pelas elites agrárias para compensar a necessidade de escravos, após a Lei Eusébio de Queiroz? *

a) Contratar argentinos para trabalharem no lugar dos escravos
b) Contratar imigrantes europeus para trabalharem no lugar dos escravos.
c) Fechar as fazendas


14 - "As estradas estavam cheia de pessoas observando a proclamação da republica". Essa afirmação é verdadeira ou falsa? *

Verdadeira
Falsa


13 - Por que a Princesa Isabel foi chamada de a "redentora"? *

a) Pois ela assinou a lei áurea que estabelecia a liberdade de todos os escravos.
b) Porque ela defendia os escravos e ajudava eles nas rebeliões.
c) Porque todos os escravos gostavam dela, e a subordinava só para ganhar a liberdade.



12 - As elites brasileiras criticavam a centralização do governo monárquico, com o objetivo de reforçar seu poder, apoiaram maior autonomia das províncias. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? *

Verdadeira
Falsa


11 - O que era a maçonaria? *

a) Uma religião que visava que todos os membros não poderiam lutar e nem se casar.
b) Lei de abolição da escravidão, que estabelecia respeito completo aos ex-escravizados.
c) Uma associação secreta restrita aos homens e frequentada por intelectuais, jornalistas, políticos, etc. Seus membros juravam fraternidade e auxilio mútuo.





SlaS2: alguém pode explicar a resposta da primeira questão?

Soluções para a tarefa

Respondido por camillyamorim25
38

Resposta:

•Vamos lá querido(@).

19. Alternativa: B, D e E.

18. Alternativa C : Republicanos e militares.

17. Alternativa C: Política dos governadores.

16. Alternativa C : Estabelecia que não se poderia doar mais terras, só poderia comprá-las.

15. Alternativa B : Contratar imigrantes europeus para trabalharem no lugar dos escravos.

14. Falso.

13. Alternativa A : Pois ela assinou a lei áurea que estabelecia a liberdade de todos os escravos.

12. Verdadeiro.

11. Alternativa C : Uma associação secreta restrita aos homens e frequentada por intelectuais, jornalistas, políticos, etc. Seus membros juravam fraternidade e auxilio mútuo.


julianabrga: obrigada me ajudou muito
camillyamorim25: disponha querida!
Perguntas interessantes