18) Analise a estrutura seguinte e considere as regras de nomenclatura da IUPAC
Fórmula de traços de uma alcano
Assinale a opção que indica as cadeias laterais ligadas, respectivamente, aos carbonos de números 4 e 5 da cadeia hidrocarbônica principal:
a) propil e isobutil.
b) metil e isobutil.
c) terc-pentil e terc-butil.
d) propil e terc-pentil.
e) metil e propil
Soluções para a tarefa
Aplicar as Regras da IUPAC para a:
Nomenclatura de Alcanos Ramificados
- a cadeia principal é a cadeia carbônica mais longa possível; se há mais de uma cadeia de mesmo comprimento, escolher a mais ramificada;
- numerar a cadeia principal aplicando a regra dos menores números: as ramificações devem ter os menores números possíveis;
- iniciar o nome do hidrocarboneto identificando as ramificações em ordem alfabética, precedidos pelos seus números de posição na cadeia principal e depois o nome da cadeia principal;
- os números são separados uns dos outros por vírgulas e das palavras por hifens;
Obs:.
- no caso de haver dois ou mais radicais iguais ligados na cadeia principal, usa-se os prefixos di, tri, tetra, etc antes dos nomes dos radicais.
-os prefixos di, tri, tetra, iso, sec, terc, neo não são levados em consideração na colocação dos nomes em ordem alfabética.
Nome do composto: 5-isobutil-3,3,6-trimetil-4-propil-nonano
Resp: letra a)
No carbono 4 temos um propil e no carbono 5 um isobutil, obtendo a nomenclatura 5-isobutil-3,3,6-trimetil-4-propil-nonano. Alternativa A.
Analisando as informações do enunciado temos que é preciso seguir as regras de nomenclatura da IUPAC - União Internacional de Química Pura e Aplicada, ou seja as regras que são aceitas pelo mundo por convenção.
Os alcanos, são compostos orgânicos que possuem somente carbono e hidrogênio em sua estrutura.
Observando a imagem é possível perceber que trata - se de um alcano ramificado, e nesse caso é preciso seguir os passos dados pela IUPAC que são:
- Achar a cadeia principal (a mais longa);
- Numerar a cadeia principal por ordem de ramificação (da menor para maior);
- Os hidrocarbonetos nas ramificações precisam ser escritos em ordem alfabética e sequencialmente a posição na cadeia principal em seguida do nome da cadeia principal.
- Na nomenclatura, os números são separados por vírgula e o nome é separado por hífen.
Analisando a imagem em anexo temos que a cadeia principal possui 9 carbonos, o restante é ramificação.
No carbono 3, temos duas metilas, no carbono 4 um propil, no carbono 5 temos um isobutil, no carbono 6 possui uma metila.
Logo, por ordem alfabética temos que a nomenclatura do composto será : 5-isobutil-3,3,6-trimetil-4-propil-nonano.
Note que devido a três metilas ramificadas, usa - se o prefixo "tri-" e para utilizar "iso-" trata - se de uma metila isolada. Com isso confirmamos que no carbono 4 temos um propil e no carbono 5 um isobutil.
Estude mais em: https://brainly.com.br/tarefa/3370410