18- A Terra é o planeta em que vivemos.
Precisamos preservá-la. Cuidar dela, para que não sejam destruídas suas matas, seus
animais, o céu, o ar, a água. Somos parte de tudo isso.
Pense em um amigo que pode te ajudar a defender o nosso planeta. Escreva um bilhete para
ele, convidando-o a ser um parceiro em defesa do meio ambiente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
23/03/2011
Alunos escrevem carta pela preservação do planeta
A secretária Municipal da Educação, Liliane Sabbag, encerrou nesta terça-feira (22) a 6ª Miniconferência sobre Biodiversidade, no salão Capri Eventos, no Mossunguê. Liliane recebeu uma carta com propostas para buscar o equilíbrio ambiental elaborada por estudantes e professores das 179 escolas municipais. A carta será entregue ao prefeito Luciano Ducci.
"Na miniconferência, as crianças e os adolescentes da rede municipal de ensino dão um exemplo, pois refletem sobre o futuro do planeta e apontam sugestões para melhorá-lo", disse Liliane. "A discussão sobre o meio ambiente já faz parte do cotidiano de nossas escolas. Com esse trabalho, formaremos uma geração mais crítica e participativa".
O encerramento da Miniconferência sobre Biodiversidade faz parte das comemorações dos 318 anos de Curitiba. Neste ano, o tema das discussões foi O Verde Brasileiro. A carta-compromisso é a última etapa do processo de discussão sobre o tema, que começou em fevereiro nas 179 escolas e envolveu aproximadamente cem mil estudantes. Neste período, meninos e meninas participaram de debates, pesquisas e atividades com essa abordagem.
A redação final da carta-compromisso foi feita por nove estudantes representantes de escolas dos nove núcleos regionais na manhã desta terça-feira. O evento também contou com apresentação de um coral e uma exposição dos trabalhos feitos nas escolas.
A carta-compromisso será traduzida para 13 idiomas e será encaminhada para a Organização das Nações Unidas. O objetivo é mobilizar crianças de redes públicas e privadas de muitos países para que se envolvam e colaborem no desafio de planejar ações compensatórias para o planeta.
A carta-compromisso escrita pelos estudantes
Ao prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e a todos os demais cidadãos curitibanos que queiram assumir conosco esta carta-compromisso.
Curitiba, 22 de março de 2011.
Nós, estudantes das escolas municipais de Curitiba, queremos, por meio desta carta, assumir um compromisso de amor e responsabilidade com o nosso Verde Brasileiro.
Aprendemos que, no Brasil, há enormes comunidades biológicas, que são chamadas biomas – Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Amazônia, Pampa e Caatinga. Cada bioma apresenta características peculiares, e a interferência em um deles pode afetar os outros, pois somos habitantes de um mesmo país, de um mesmo planeta.
Mesmo com nossa pouca idade, já percebemos o quanto nosso mundo está sofrendo e quanto mal nós estamos causando a este belo planeta. Temos grandes áreas de destruição, devido ao crescimento desordenado das cidades e à ganância do ser humano em adquirir riquezas explorando a natureza.
Reconhecemos a importância do cuidado e da preservação para o ambiente, pois somente por meio das nossas ações e mudanças de atitude conseguiremos manter o equilíbrio que o planeta realmente necessita.
Fazer a nossa parte já não é mais suficiente. Precisamos trabalhar como defensores do meio ambiente, espalhando os conhecimentos que estamos adquirindo ao maior número de pessoas e mudando algumas atitudes no nosso dia a dia. Para tanto, algumas ações são imprescindíveis:
- separar o lixo e colocá-lo nos lugares adequados;
- fechar as torneiras e economizar água;
- fazer uso racional da energia, apagando as luzes ao sair dos ambientes e desligando aparelhos eletrônicos quando não estiverem sendo usados;
- plantar árvores, fazer jardins e hortas, promovendo a permeabilidade do solo;
- utilizar os alimentos de forma adequada, aproveitando tudo o que puder, minimizando desperdícios;
- utilizar a luz do sol para iluminar os ambientes, abrindo as cortinas e as janelas das residências;
- ensinar e aprender a reutilizar, reduzir e reciclar;
- priorizar o uso do transporte coletivo, andar mais a pé e de bicicleta;
- cuidar dos animais e respeitar seu hábitat natural, pois são seres fundamentais ao equilíbrio da natureza;
- proteger rios, lagos, mares e seus entornos;
- rever posturas demasiadamente consumistas;
- denunciar atitudes de depredação ambiental;
- desenvolver consciência crítica em relação ao papel social de cada cidadão na manutenção da biodiversidade.