17- Um experimento conduzido pela equipe de Rutherford consistiu no bombardeamento de finas lâminas de ouro, para estudo de desvios de partículas alfa. Rutherford pôde observar que a maioria das partículas alfa atravessava a fina lâmina de ouro, uma pequena parcela era desviada de sua trajetória e uma outra pequena parcela era refletida. Rutherford então idealizou um outro modelo atômico, que explicava os resultados obtidos no experimento.
Em relação ao modelo de Rutherford, afirma-se que:
I. o átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera.
II. o núcleo atômico é extremamente pequeno em relação ao tamanho do átomo.
III. os elétrons estão situados na superfície de uma esfera de carga positiva.
IV. os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares, denominados níveis, com valores determinados de energia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Correto porque na experiência, das partículas alfa que são núcleos de gás hélio, apenas uma pequena parcela se desviava quando chocava-se com os núcleos de ouro.
2) Correto porque as partículas alfa são extremamente pequenas e quando se desviavam dos núcleos do ouro não se desviavam em feixes e sim, em linha.
3) Incorreto.
4) Correto, pelo menos o que se pôde concluir da experiência, mas essa conclusão parece-me que cedeu lugar à trajetória elíptica.
Resposta:
Alternativa correta: e) I e IV, apenas.
I. VERDADEIRA. Como o átomo é composto do núcleo (prótons + nêutrons) e da eletrosfera (elétrons), o núcleo atômico é extremamente pequeno em relação ao tamanho do átomo.
II. FALSA. Esse modelo corresponde ao proposto por Thomson. Para Rutherford, o átomo seria como um sistema planetário.
III. FALSA. Os seus experimentos mostraram que a matéria possuía cargas diferentes e espaços vazios.
IV. VERDADEIRA. Fazendo uma comparação com o sistema solar, para Rutherford o núcleo seria como Sol e a eletrosfera corresponderia aos planetas.
Explicação:
Espero ter ajudado você