Química, perguntado por erikafelix4972, 1 ano atrás





17. (Puccamp) O gás carbônico da atmosfera apresenta uma quantidade pequena de 14C e que permanece constante; na assimilação do carbono pelos seres vivos a relação 14C/12C é mantida. Contudo, após cessar a vida, o 14C começa a diminuir enquanto o 12C permanece inalterado, o que possibilita o cálculo da data em que isso ocorreu. Considere que numa peça arqueológica encontrou-se a relação 14C/12C igual à metade do seu valor na atmosfera. A idade aproximada dessa amostra, em anos, é igual a



(Dado: meia-vida do 14C = 5 570 anos)

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
11

  Olá! Para facilitar o entendimento dessa questão vamos supor que o objeto em questão possui x g de C14 e x de C12.

  Como foi dito no enunciado, a quantidade de C12 não decai, não muda, enquanto a de C14 é reduzida pela metade a cada 5570 anos, que é o seu tempo de meia -vida.

  Inicialmente, esse objeto possuía uma razão X/X. Dizer que esse valor caiu para metade significa dizer que a nova razão é de X/2X. Como a quantidade de C12 não muda, podemos afirmar então que essa redução foi devido a quantidade de C14, que foi reduzida pela metade do seu valor inicial.

  Como foi reduzida à metade do valor inicial, representa que um tempo de meia - vida do C14 se passou, o que corresponde a 5570 anos.

Perguntas interessantes