17. O que é a anto-sepsia?
18. Quais são os fatores que interferem na eficácia do procedimento de desinfecção e limpeza?
19. O que são riscos químicos?
20. Quais são os cuidados que devemos tomar quando se trabalha com substâncias inflamáveis?
21. Quais são as informações importantes que os produtos químicos devem ter em seus frascos?
22. Defina Toxicologia. E qual a sua relação com a intoxicação?
23. Como podemos avaliar a probabilidade de ocorrência de efeitos adversos através dos processos de avaliação dos elementos químicos e das condições de exposição do trabalhador?
24. Quais são os tipos de interação entre o organismo químico e o organismo e quais são os seus efeitos?
25. Quais são os fatores mais significativos relacionado com a absorção do elemento químico?
26. Em que momento ocorre a interação sistêmica do elemento químico? E o que pode ocorrer?
Soluções para a tarefa
Resposta:
17)Dentre essas medidas, a anti-sepsia é a mais importante por destruir ou inibir o crescimento de microrganismos existentes nas camadas superficiais (microbiota transitória) e profundas (microbiota residente) da pele e de mucosas, pela aplicação de agentes germicidas classificados como anti-sépticos
18)Alguns fatores interferem na efetividade da limpeza, como a qualidade da água, tipo e qualidade dos agentes e acessórios de limpeza, manuseio e preparação dos materiais para a limpeza, método manual ou mecânico usado.
19)O risco químico é a probabilidade de sofrer agravo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar lhe a saúde.
Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador principalmente pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.
20)Um dos cuidados necessários ao se manusear substâncias químicas é com relação ao seu armazenamento. Todas devem ter seu próprio local, de maneira que embalagens vazias sejam descartadas de forma correta e não reutilizadas. Todas elas podem causar riscos à saúde, além de danos ao meio ambiente.
21)O rótulo de um produto químico é um bem de extrema importância e deve ser facilmente visível por todas as pessoas que utilizam, manipulam, transportam, armazenam ou descartam produtos químicos. Deve conter a identificação do produto, lote, validade, data de fabrico, peso, forma de armazenamento, cuidados de utilização, perigos e riscos.
Os rótulos podem ser colocados diretamente na embalagem individual, nos tambores cilíndricos de metal, em contentores ou em outras áreas de armazenamento. Devem apresentar, de forma legível, toda a informação de utilização e segurança relativa a produtos inflamáveis, tóxicos, ácidos, corrosivos, combustíveis, etc.
A Altronix produz etiquetas próprias para aplicar em produtos químicos, cujas principais características são:
Alta resistência do material e adesivo à humidade, variações de temperatura, e desgaste por atrito;
Adesivos especiais permanentes (Hot Melt), de colagem rápida e extra-forte;
Precisão e qualidade da impressão, para uma leitura legível mesmo em ambientes industriais mais agressivos;
22)A toxicologia analisa os efeitos das diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, animal ou ambiente, observando seus danos e benefícios a curto e longo prazo. A toxicologia compreende diversas áreas, incluindo química, biologia, farmacologia, medicina.
23)Análise de Risco para a Saúde Humana (USEPA, 1997), é um processo organizado de forma metodológica, utilizado para descrever e estimar a possibilidade de ocorrência de um efeito adverso para a saúde a partir da exposição ambiental de determinadas substâncias químicas.
24)Efeitos nocivos
Os três primeiros pontos de contato entre substâncias químicas presentes no ambiente e o organismo são o trato gastrintestinal, o sistema respiratório e a pele. As substâncias químicas absorvidas, passam para o sangue e seguem para o fígado, rins, sistema nervoso e o sistema reprodutor, entre outros.
25)O grau de disponibilidade de nutrientes no solo para as plantas é um dos principais fatores que determinam a capacidade produtiva das culturas. Modelos matemáticos têm sido propostos para simular o fluxo de nutrientes para raízes, levando em consideração diversos parâmetros físicos e químicos do solo e fatores anatômicos e fisiológicos da raiz. No presente trabalho, objetivou-se estabelecer uma relação entre o modelo teórico de difusão de Baldwin e os resultados experimentais de campo, envolvendo a resposta da cultura do trigo à aplicação de K ao solo. Com base em simulações com o modelo teórico, constatou-se que solos com poder-tampão de K 3,6 vezes maior proporcionariam absorção de K pelas raízes três vezes menor.
26)O fenômeno das interações medicamentosas constitui na atualidade um dos temas mais importantes da farmacologia, para a prática clínica dos profissionais da saúde. O uso concomitante de vários medicamentos, enquanto estratégia terapêutica, e o crescente número destes agentes no mercado são alguns dos fatores que contribuem para ampliar os efeitos benéficos da terapia, mas que também possibilitam a interferência mútua de ações farmacológicas podendo resultar em alterações dos efeitos desejados. Este artigo, de revisão, tem por objetivos rever os princípios farmacológicos relacionados aos mecanismos das interações medicamentosas; descrever as classes dos medicamentos interativos, os grupos de pacientes expostos ao risco e sugerir medidas práticas para a equipe de enfermagem, no intuito de prevenir a ocorrência de reações adversas decorrentes de interações fortuitas.