17. Na Europa do século XIV, houve de fato uma peste bubônica que dizimou quase
um terço da população. Ela ficou conhecida como "peste negra". O que há em
comum entre o nome da peste que existiu e o da inventada por Poe? Que efei-
to essa associação causa no leitor do conto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Peste Negra foi um dos maiores surtos epidêmicos da história da humanidade. A doença era contraída a partir do contato humano com pulgas infectadas pela bactéria Yersinia pestis que estavam presentes em ratos. A peste manifestava-se de duas maneiras peste bubônica: contraída pelo contato com as pulgas ou ratos infectados, caracterizava-se por gânglios que acumulavam sangue negro, principalmente nas axilas peste pneumônica: era contraída pelas vias respiratórias a partir do contato com outra pessoa infectada O último registro da doença na Europa havia sido no século VI, mas ela sempre esteve presente na Ásia Central e na África|1|. A peste retornou para a Europa a partir de 1348 e foi trazida por navios genoveses para vários portos do continente europeu. A colônia genovesa de Caffa, localizada na Crimeia, foi cercada pelos tártaros, que utilizaram os cadáveres infectados como arma. Os cadáveres eram lançados por cima das muralhas para dentro da cidade, o que fez com que a doença se disseminasse.
Com a cidade cercada e com o surto epidêmico, muitos genoveses fugiram em seus navios e acabaram levando a enfermidade para outras cidades da Europa, como Constantinopla, Messina, Gênova e Marselha. Os navios possuíam ratos infectados e também cadáveres daqueles que haviam falecido durante a viagem
Mortalidade da Peste Negra
A partir do acometimento dessas cidades, a doença atacou a Europa em um verdadeiro surto. De 1348 até 1350, a doença atuou de forma fulminante. O historiador Jacques Le Goff afirma que “os homens e as mulheres contaminados pelo bacilo eram derrubados depois de uma curta incubação por um acesso que, depois de 24 a 36 horas, levava na maioria das vezes à morte”