17.DETERMINANDO A POSIÇÃO ABSOLUTAFonte: ferreira. Graça Matía lemos. Geógrafo em mapa ■ noções OisJcas de Geógrafo. 4. ed SSo Paulo, Moderna, 2005. p. 185.A partir do mapa, pode-se afirmar queI.os paralelos e os meridianos constituem as coordenadas geográficas, que permitem definir a posição absoluta de qualquer ponto na superfície terrestre. Essa rede de linhas imaginárias, recobrindo o globo terrestre, fornece o "endereço" exato do ponto A no mapa.II.o ponto A é atravessado pelo trópico de capricórnio e está, portanto, a 23°S de latitude e 120°L de longitude, situado na Oceania, no oeste da Austrália.III.o ponto A é atravessado pelo trópico de câncer e está, portanto, a 23°S de latitude e 120°L de longitude, situado na Oceania, no oeste da Austrália.Está(ão) correta(s)a)apenas I.b)apenas III.c)apenas I e II.d)apenas II e III.e)I, II e III.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá,
c)apenas I e II.
As coordenadas geográficas são muito importantes para quem decide ir a algum lugar que não conhece, todos os mapas, GPS nos indicam a direção correta para algum determinado local. Todos os mapas e aparelhos que nos indicam direções usam das coordenadas geográficas concedidas pelas linhas imaginárias.
O trópico de câncer e de capricórnio são também muito conhecidos, eles são linhas imaginárias principais. Cada um deles está localizado em um hemisfério: O trópico de câncer no hemisfério norte e o trópico de capricórnio no hemisfério sul.
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás