16- (UFC-CE) Leia o texto a seguir. Estudante descobre não ser filha dos pais em aula de genética. Uma aula sobre genética tumultuou a vida de uma família que vive em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Uma estudante descobriu que não poderia ser filha natural dos pais. Miriam Anderson cresceu acreditando que Holmes e Elisa eram os seus pais. Na adolescência, durante uma aula de genética, ela entendeu que o tipo sanguíneo dos pais era incompatível com o dela. Jornal Hoje – Rede Globo, 29/09/08. Considerando que o tipo sanguíneo de Miriam seja O, Rh– , assinale a alternativa que apresenta o provável tipo sanguíneo do casal que confirmaria o drama descrito na reportagem, ou seja, que Holmes e Elisa não poderiam ter gerado Miriam. a) Pai: AB, Rh e mãe: O, Rh–. b) Pai: A, Rh e mãe: B, Rh . c) Pai: B, Rh– e mãe: B, Rh–. d) Pai: O, Rh– e mãe: A, Rh . e) Pai: B, Rh e mãe: A, Rh .A resposta é letra a) , mas, se eu entendi o que a questão pede: ela quer saber o fenótipo dos pais adotivos para que eles não sejam os pais biológicos da guria... então, se a mãe for tipo O, ela pode doar um gene i para a filha, que é ii... se vocês puderem me ajudar eu agradeço. Abraço.
Soluções para a tarefa
Respondido por
55
No sistema ABO, o alelo i é recessivo em relação a seus alelos IA e IB, e só se manifesta em dose dupla. O único cruzamento que indica a impossibilidade de Miriam ser filha biológica do casal que a criou é o apresentado na alternativa A. Nesse caso, o pai apresenta tipo sanguíneo AB (IAIB) e os alelos presentes nos seus gametas (IA ou IB) se manifestam, pois são dominantes em relação ao alelo i, presente nos gametas da mãe, cuja constituição genética é ii. Dessa forma, este casal só pode ter filho A (IAi) ou B (IBi). A conclusão pode ser obtida analisando-se apenas o sistema ABO, pois, pelo fator Rh, todos os cruzamentos podem gerar um(a) filho(a) Rh–. Portanto, está correta a alternativa A.
Fonte: https://djalmasantos.wordpress.com/2011/07/01/testes-de-genetica-45/
Fonte: https://djalmasantos.wordpress.com/2011/07/01/testes-de-genetica-45/
Respondido por
56
A alternativa que apresenta o provável tipo sanguíneo do casal que confirmaria o drama descrito na reportagem, é a: a) Pai: AB, Rh e mãe: O, Rh–.
Como sabemos, quando se trata do sistema ABO, é importante frisar que:
- o alelo i é o gene recessivo em relação a seus alelos IA e IB, que apenas se manifesta em dose dupla.
o cruzamento impossibilita que Miriam ser filha biológica do casal que a criou é Pai: AB, Rh e mãe: O, Rh–. porque nessa alternativa temos que o pai possui tipo sanguíneo AB (IAIB) e os alelos dos seus gametas (IA ou IB) se manifestam, já que são dominantes em relação ao alelo i dos gametas da mãe.
Por fim, o casal só pode ter filho com genes A (IAi) ou B (IBi).
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/5801896
Anexos:
Perguntas interessantes