16. Quem foi Galileu Galilei? Qual suas realizações e importância?
17. Quais suas principais ideias e descobertas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Galileu Galilei foi um importante cientista, físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. Sua contribuição científica iniciou uma nova era na história da astronomia, foi o primeiro astrônomo a acessar novos conhecimentos com o uso do telescópio. Defendeu o conceito de que a Terra não era o centro do universo. Galilei fez observações minuciosas do céu e descobertas incríveis: localizou as quatro maiores luas de Júpiter e as montanhas e crateras existentes na superfície da Lua. E quando detectou manchas presentes na superfície do Sol, a descoberta contribuiu para provar sua teoria de que a estrela girava sobre um eixo. Investigou Saturno e observou o que pareciam ser duas luas fixas, que eram as bordas do sistema de anéis de Saturno, mas o telescópio de Galilei não tinha precisão suficiente para determinar exatamente o que eram aqueles pontos.
Suas descobertas foram reunidas e publicadas em março de 1610 no livro “O Mensageiro das Estrelas”. A obra foi aclamada e também gerou muita polêmica, pois Galilei defendia publicamente a teoria de Nicolau Copérnico de que o Sol era o centro de nosso Sistema Solar, e não a Terra. Naquela época, a Igreja Católica controlava totalmente a ciência e sustentava a visão oposta, de que o centro era a Terra.
Em 1616 Galilei foi acuado pelas autoridades da Inquisição e ameaçado de pena de morte, caso não renegasse publicamente as verdades científicas que tinha comprovado. Ficou expressamente proibido de ensinar e propagar ideias que fossem contrárias ao posicionamento da Igreja. Mesmo assim, em 1632 publicou o “Diálogo sobre os Dois Máximos Sistemas do Universo”, ocasionando repúdio e intolerância total da Igreja. Impedido de seguir com suas pesquisas e teorias, o cientista recolheu-se em seu castelo localizado em Arcetri, vila próxima de Florença, onde se dedicou a prosseguir seus experimentos solitariamente.
Galileu Galilei faleceu no dia 8 de janeiro de 1642 em Arcetri, na Itália. Estava quase cego pela observação das manchas solares feita sem a proteção adequada durante décadas. Trezentos e cinquenta anos depois, através do Papa João Paulo II, em 31 de outubro de 1992 a Igreja Católica reconheceu formalmente a legitimidade das teorias de Galilei.