Filosofia, perguntado por andrekarevmaster, 7 meses atrás

16 - Leia o texto a seguir
Não devemos admitir que também o discurso permite uma técnica por meio da qual se poderá levar aos ouvidos de jovens ainda separados por uma longa distância da verdade das coisas, palavras mágicas, e apresentar, a propósito de todas as coisas, ficções verbais, dando-lhes assim a ilusão de ser verdadeiro tudo o que ouvem e de que, quem assim lhes fala, tudo conhece melhor que ninguém?

PLATÃO. Sofista. 234c. Trad. Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1972. p. 160. Coleção Os Pensadores
Com base no texto e nos conhecimentos da análise de Platão sobre a técnica retórica dos sofistas, assinale a alternativa correta.
a) Ensinavam uma técnica argumentativa na qual os jovens facilmente percebiam a verdade e a mentira nos discursos dos oradores.
b) Eram professores de oratória apreciados por Platão porque argumentavam com rigor lógico e preocupação ética.
c) Ensinavam a validar com coerência lógica qualquer argumento válido e, por isso, sua técnica discursiva habilitava a distinguir o falso do verdadeiro.
d) Tornavam qualquer opinião convincente com sua técnica discursiva, sem se preocupar com a distinção do verdadeiro ou ético de seus contrários.
e) Eram sábios e mestres de uma técnica retórica que apresentava opiniões persuasivas e, por isso, verdadeiras e éticas.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
4

Platão sobre a técnica retórica dos sofistas:

d) Tornavam qualquer opinião convincente com sua técnica discursiva, sem se preocupar com a distinção do verdadeiro ou ético de seus contrários.

Os sofistas, chamados de professores na Antiga Grécia, percorriam as cidades vendendo seu conhecimento aos jovens, instruindo-os principalmente para a vida pública e politica. Ensinavam a oratória, isto é, a arte do convencimento, da argumentação não necessariamente verdadeira.

Criticados por Platão, os sofistas foram acusados de "desviar" a verdade, insistindo e justificando, através da palavra, a "aparência" das coisas e portanto, desprezando a sua verdadeira "essência".

Bons estudos!

Perguntas interessantes