16. A maioria dos elementos químicos do grupo 18 da ta- bela periódica não formam moléculas. No entanto, é possivel sintetizar substâncias compostas por moléculas com o elemento químico xenônio. Tais substâncias de- monstram que não se pode aplicar a regra do octeto em qualquer situação. Dentre as substâncias conhecidas, o difluoreto de xenônio apresenta dois átomos de flúor (K = 2; L = 7) ligados covalentemente ao átomo de xeno- nio (K = 2; L=8; M = 18; N= 18; O=8) para ficarem com oito elétrons de valência. Ao se escrever a fórmula de Lewis do composto de xenônio citado, quantos elétrons na camada de valència haverá no átomo do gás nobre? a) 4 b) 8 c) 10 d) 16 e) 20
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Para responder essa questão é importante conhecer acerca da Expansão do octeto. Com base nesse assunto, conseguimos compreender que o Xenônio, ao ligar-se com 2 flúor, possui 10 elétrons na camada de valência, letra C.
Entendendo a expansão do octeto
- A partir do 3º período da tabela periódica os elementos, esses não sendo metálicos, possuem mais camadas eletrônicas e conseguem "receber" mais elétrons.
- Isso faz com que, alguns elementos conseguem possuir um orbital com mais de 8 elétrons, ou seja, possuindo uma expansão da regra do octeto.
- O xenônio já está estável sozinho, por possuir 8 elétrons na ultima camada. Mas por estar em um nível abaixo do 3º período e não ser metálico, ele consegue expandir o octeto.
- O Flúor, é um elemento da família 7A, ou seja, necessita de 1 elétron para se estabilizar, logo, estabelecerá uma ligação covalente com o xenônio para se estabilizar.
- Como, na fórmula de Lewis nos temos a expressão dos elétrons disponíveis nos elementos, temos que o Xenônio terá 10 elétrons, na camada de valência.
Entenda mais sobre regra do octeto em: https://brainly.com.br/tarefa/2363600
#SPJ1
Perguntas interessantes