História, perguntado por GamerBr2008, 11 meses atrás

16. A Guerra dos Cem Anos teve efeitos dos mais diversos na Europa medieval. Além da figura polêmica de Joana D’ Arc, a guerra trouxe influências nas relações de poder, consolidou a monarquia francesa, contribuindo para o enfraquecimento do feudalismo.
As origens da guerra estão relacionadas com:
a) o poder da religião católica e interferência do papa na ordem internacional da época.
b) conflitos entre monarcas da França e da Inglaterra em torno de certos territórios da França.
c) o misticismo religioso propagado por Joana D’ Arc.
d) o crescimento do feudalismo na França e a busca da Inglaterra de terras para sua expansão.
e) a falta de habilidade diplomática dos monarcas franceses com invasões sucessivas ao território inglês.
ALGUÉM ME SOCORRE

Soluções para a tarefa

Respondido por GabiShui
144

letra B

espero q tenha ajudado!


GamerBr2008: obg
Respondido por mariaeduardamms0606
34

Resposta:

a)ESTE texto analisa o papel político da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, por meio da CNBB, em seu relacionamento com o Estado e com a sociedade civil. Suas bases teóricas inspiram-se na corrente renovadora da Igreja, legitimada pelo Concílio Vaticano II (1962-1965).

b)Guerra dos Cem Anos foi uma série de conflitos travados de 1337 a 1453 pela Casa Plantageneta, governantes do Reino da Inglaterra, contra a Casa de Valois, governantes do Reino da França, sobre a sucessão do trono francês. Cada lado atraiu muitos aliados para a guerra. Foi um dos conflitos mais notáveis ​​da Idade Média, em que cinco gerações de reis de duas dinastias rivais lutaram pelo trono do maior reino da Europa Ocidental. A guerra marcou tanto o auge da cavalaria medieval quanto seu subsequente declínio e o desenvolvimento de fortes identidades nacionais em ambos os países. Depois da Conquista Normanda, os reis da Inglaterra eram vassalos dos reis da França para suas posses em solo francês. Os reis franceses se esforçaram, ao longo dos séculos, para reduzir estas posses, no sentido de que apenas a Gasconha fosse deixada para os ingleses. A confiscação ou a ameaça de confisco deste ducado faziam parte da política francesa para controlar o crescimento do poder inglês, particularmente quando os ingleses estavam em guerra com o Reino da Escócia, um aliado da França.

c)No dia 30 de maio de 1431, a jovem francesa Joana D’Arc, nascida na comuna de Domrémy-la-Pucelle, foi queimada em praça pública ao ser acusada de heresia e feitiçaria por um tribunal eclesiástico inglês e francês. Na época, ela tinha somente 19 anos.

Muitos anos se passaram e a história de Joana D’Arc, heroína que garantiu substanciais vitórias ao exército francês durante a Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453), foi revisitada, reconsiderada e, hoje, ela é tida como a Santa Padroeira da França.

d)A França na Idade Média, que ocupava uma área correspondente à França do presente, é um período histórico cronológico que surgiu com a morte de Luís I, o Piedoso em 840 e durou até a metade do século XV. A Idade Média na França foi marcada por:

Frância Oriental (843–987), as invasões vikings e a dissolução pacífica do Império Carolíngio por autoridades locais,

o surgimento do sistema Feudal com servos e a relação de suserania e vassalagem,

o crescimento da região sob poder da dinastia capetingia (987–1328) e suas lutas contra as expansões normanda e angevina,

um período de efusão artística e literário do século XII até o XIV,

a ascensão da Casa de Valois (1328–1589), a longa crise dinástica da Guerra dos Cem Anos com o Reino da Inglaterra (1337–1453) e a catastrófica epidemia da peste Negra (1348), e

a expansão da nação francesa no século XV e da criação de um senso de identidade francês.


GamerBr2008: ;-;
GamerBr2008: obg
Perguntas interessantes