Sociologia, perguntado por gabrioliv000, 9 meses atrás

16) (764433) A conhecida fórmula do “jeitinho brasileiro” nada mais é que a atitude de transgredir um comportamento, uma lei, ou uma regra. No Brasil, para tudo se dá um jeito. Essa maneira de agir pode ser considerada boa para alguns, pois resolve uma situação, mas ruim para outros porque muitas vezes transgride regras que deveriam ser iguais para todos.
A reflexão sobre o agir do brasileiro denota uma concepção do agir humano como de natureza
A) comunitária.
B) imparcial.
C) solidária.
D) valorativa.

EXPLIQUE


123mlena: D) valorativa

Soluções para a tarefa

Respondido por polianafferreira
36

A alternativa correta, sobre o agir do brasileiro, é a LETRA D: valorativa.

A reconhecimento ou atribuição de algo como valor implica-se em que esse algo seja elegido como "fator determinante" ou "fator orientador" das ações, escolhas e decisões. Desta forma, o "jeitinho brasileiro" tem natureza valorativa.

Sendo assim, o agir humano apresenta natureza valorativa.

Essa valoração pode ser:

- Pessoal/subjetiva,

- Fundada em razões/objetiva.

Espero ter ajudado!

Respondido por winederrn
0

A alternativa (D) contém a natureza do “jeitinho brasileiro”.

Letra D: valorativa.

Isso ocorre porque o valor (da natureza valorativa) está no fato de o sujeito obter benefícios sociais e econômicos somente para si mesmo.

Entenda que o tradicional "jeitinho brasileiro" representa a esperteza do brasileiro em relação aos seus compatriotas. Na verdade, tal expressão também relata os pequenos casos de corrupção que cometemos diariamente, como furar a fila de uma casa lotérica.

Sendo assim, o “jeitinho brasileiro” é uma prática que possui valor subjetivo (vai da escolha de cada pessoa) e não gera benefícios para toda a coletividade.

Aprenda mais sobre a expressão “jeitinho brasileiro” em:

https://brainly.com.br/tarefa/34256406#:~:text=Verificado%20por%20especialistas,-4.8%2F5&text=O%20jeitinho%20brasileiro%20%C3%A9%20respons%C3%A1vel,sejam%20%22aceitas%22%20pela%20sociedade.

Até a próxima!

Anexos:
Perguntas interessantes