1549, no contexto colonial e das reformas religiosas europeias, junto a Tomé de Souza, os jesuítas chegaram à América portuguesa para contribuir com o avanço da colonização lusitana. Com base nos estudos sobre a presença da Companhia de Jesus na América portuguesa, o presente artigo, de cunho histórico – que quanto à metodologia utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica – objetiva abordar a conjuntura da referida chegada, com vistas à impressão ou visão inicial, ainda incipiente, que o padre jesuíta Manuel da Nóbrega possuiu acerca da conversão religiosa indígena (aparentemente fácil, contrariando a realidade), nessa nova terra, na qual a Companhia de Jesus desenvolveria seu trabalho missionário. Partindo de uma perspectiva geral para uma análise particular, são destacados os elementos contextuais relacionados ao desembarque da ordem, até ser alcançada a percepção inicial do padre, que, em certa medida, se conecta ao problema da simplificação da alteridade indígena, na qual, não raras vezes os ameríndios do século XVI (e séculos posteriores) são pensados e retratados quase que em total passividade, ou mesmo “apatia”, diante das concepções culturais e religiosas transmitidas pelos colonizadores. O que se conclui trata-se de um distanciamento dos indígenas reais com os quais os inacianos tiveram que lidar nesse “novo mundo”. Sendo o texto acima um artigo histórico quais são os seus objetivos? *.
(A) objetiva abordar a conjuntura da referida chegada, com vistas à impressão ou visão inicial, ainda incipiente, que o padre jesuíta Manuel da Nóbrega possuiu acerca da conversão religiosa africana.
(B) objetiva abordar a conjuntura da referida chegada, com vistas à impressão ou visão inicial, ainda incipiente, que o padre jesuíta Manuel da Nóbrega possuiu acerca da conversão religiosa portuguesa.
(C) objetiva abordar a conjuntura da referida chegada, com vistas à impressão ou visão inicial, ainda incipiente, que o padre jesuíta Manuel da Nóbrega possuiu acerca da conversão religiosa indígena.
(D) objetiva abordar a conjuntura da referida chegada, com vistas à impressão ou visão final, ainda incipiente, que o padre jesuíta Manuel da Nóbrega não possui acerca da conversão religiosa indígena
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
bom não posso te ajudar pois você não mandou o texto
vivianerodrigues7a:
mais o de cima e o texto
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás