Química, perguntado por ltorrescostaramos, 6 meses atrás

15. (UFTM-MG-2007) O etanol, CHO, pode ser obtido a partir da fermentação da sacarose contida no extrato da cana-de-açúcar, importante produto agricola no Brasil. Nos últimos anos, o aumento da produção do etanol foi impulsionado pelo incremento da frota de carros flex (bicombustíveis) no pais. A sacarose pode ser hidrolisada por ácidos diluídos ou pela ação da enzima invertase, resultando na glicose e na frutose.

A) Utilizando a Lei de Hess, CALCULE o calor da reação de fermentação de um mol de glicose (CHO) em etanol e gás carbonico, a partir das equações das reações de combustão completa da glicose (AH = -2 808 kl.mol¹) e do etanol (AHO-1 368 kl.mol-¹).

B) EXPLIQUE como a invertase influencia na energia de ativação da reação de hidrólise da sacarose.​

Soluções para a tarefa

Respondido por recordsg72
2

Resposta:

B) As enzimas invertases quebram a sacarose em hexoses, disponibilizando às células carbono e energia para os processos de respiração e síntese de compostos diferenciados. O açúcar comum, conhecido como sacarose, é composto de moléculas de glicose e frutose. Se aquecermos o açúcar na presença de água ocorrerá a reação química chamada hidrólise. O procedimento provoca a quebra da sacarose em dois açúcares que formam a sua molécula: glicose e frutose.

 A sacarase ou invertase é uma enzima que catalisa a hidrólise da molécula de sacarose em α-D-glicose e β-D-frutose. Estas unidades de hexoses resultantes, em meio fortemente alcalino e a quente, formam enedióis.

Perguntas interessantes