Artes, perguntado por gabrielly4ntos, 4 meses atrás

15 pontos


Realize uma pesquisa sobre o termo indústria cultural concebido por Adorno e Horkheimer, após sua pesquisa, responda, segundo o conceito da indústria cultural, a padronização pode ser muito nociva para a cultura popular, explique a seguir os motivos.
por favor me ajudem eu imploro, é para amanha


gabrielamarques85868: dnd

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielamarques85868
1

Resposta:

O que é Indústria Cultural?

O que é Indústria Cultural?

Indústria Cultural é um conceito usado para designar a transformação de diferentes obras em produtos padronizados, devido à introdução da tecnologia no processo de produção cultural.

Essa expressão foi citada pela primeira vez no livro “Dialética do Esclarecimento“, escrito por dois sociólogos alemães: Theodor Adorno e Max Horkheimer.

No capítulo “A Indústria Cultural: iluminação como engano em massa“, os autores descrevem o uso de peças originalmente culturais para manipular a população, disseminando a visão das elites.

Segundo Adorno e Horkheimer, a produção de livros, filmes, músicas e outros artigos culturais de maneira padronizada também contribui para perpetuar a ideia de que a felicidade pode ser conquistada através do consumo de bens e serviços.

O termo Indústria Cultural surgiu em resposta à concepção de que o uso das tecnologias na área cultural levaria as peças a uma quantidade maior de pessoas, democratizando o acesso à cultura.

Ou seja, seria uma forma de incluir os indivíduos, compartilhando o conhecimento necessário para que se tornassem livres e capazes de pensar de maneira crítica.

Porém, as peças culturais produzidas e difundidas em massa acabaram perdendo a essência questionadora presente em artigos culturais únicos, propondo ideias preconcebidas, em vez de elementos para a reflexão.

Atualmente, a expressão Indústria Cultural tem sido usada para se referir, em especial, às grandes corporações que produzem e distribuem produtos de entretenimento para o cinema, televisão, rádio, internet, entre outros meios.

Qual o objetivo da Indústria Cultural?



Qual o objetivo da Indústria Cultural?Fundamentada na lógica capitalista, a Indústria Cultural busca por maneiras de obter e aumentar o lucro.

Quando aplicada ao meio cultural, essa lógica pede uma padronização nas obras produzidas, a fim de que atendam ao gosto do maior número possível de pessoas.

É o que acontece, por exemplo, quando uma banda ou estilo de música faz sucesso e, em seguida, surgem vários outros grupos e canções semelhantes.

Já que a “fórmula” da primeira banda ou música deu certo, a ideia é repetir esse caminho para aumentar a popularidade e o consumo das canções pelo público.

Outros propósitos menos evidentes da Indústria Cultural são a dominação de classes e a imposição dos ideais da elite.

Neste artigo da Fiocruz, especialistas explicam que a Indústria Cultural desconstruiu o conceito iluminista de que a razão conduziria os seres humanos ao progresso contínuo – incluindo sua liberdade.

No entanto, a ideia que se popularizou foi a razão instrumental, que busca a dominação da natureza interior do homem e da sociedade, resultando em indivíduos alienados.

Desse modo, a cultura se tornou uma mercadoria a serviço daqueles que dominam os meios de produção e, principalmente, de distribuição.

Serve, ainda, para controlar as massas, difundindo a visão de mundo e os preconceitos das elites que, historicamente, prezam pela manutenção de sua riqueza e do capitalismo financeiro.

Esse domínio é feito de modo sutil, disfarçado em produtos de entretenimento que promovem um estilo de vida consumista.

Conforme a teoria da Indústria Cultural, o consumismo e a valorização de coisas materiais acima de outras qualidades sustentam o capitalismo e impedem que a classe trabalhadora consiga, de fato, ser livre.

A ideia é que ela sempre mantenha um desejo pelos bens de consumo, ainda que não necessite deles para sobreviver.


gabrielly4ntos: Obrigado
gabrielamarques85868: dnd
Perguntas interessantes