Matemática, perguntado por gidielyboni, 1 ano atrás

(15 pontos) Me ajudem na questão 26 por favor, não estou conseguindo entender.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por jessibelly
0
- Marque um ponto sobre a folha de papel, chame este ponto de O. Ele será o centro da circunferência.
- Abra o compasso com uma distância qualquer, que será o raio da circunferência. Use uma medida que permita fazer o desenho com folga na folha. Quanto maior for o raio, menor o erro gráfico que você irá cometer. Uma medida em torno de 7 cm é adequada.
- Coloque a ponto seca do compasso (aquela que parece um alfinete) e gire o compasso, segurando-o pela parte superior, de tal maneira que o grafite vá desenhando a circunferência enquanto você gira o compasso. Quando a curva ficar completa, retire o compasso da folha de papel. Não altere a abertura do compasso.
- Marque um ponto qualquer na circunferência e coloque nele a ponta seca do compasso. A seguir, gire o compasso, como se fosse traçar uma nova circunferência, mas só desenho um trecho dela, de aproximadamente 0,5 cm, de tal maneira que ela marque na circunferência já traçada um ponto (ou dois, se você marcar um ponto acima e outro abaixo do ponto onde você colocou a ponta seca).
- Coloque agora a ponta seca no ponto que você acabou de desenhar sobre a circunferência e marque um novo ponto, mantendo sempre o mesmo raio (mesma abertura do compasso).
- Quando você desenhar pela quinta vez (ou quarta, se você traçou dois arcos no primeiro procedimento) estes arcos, você terá dividido a circunferência em seis partes iguais.

Agora vamos explicar porque o procedimento é correto:

Quando você marca o ponto inicial sobre a circunferência (ponto A), põe a ponta seca nele e traça com o raio da circunferência um novo arco que determina sobre ela o segundo ponto (ponto B), estes dois pontos e o ponto O, centro da circunferência, determinam um triângulo OAB.
Este triângulo tem os três lados iguais:
OA = AB = BO, pois todos eles tem a mesma medida, que é o raio da circunferência. Assim, este triângulo é equilátero e, além dos lados iguais, os seus três ângulos são iguais, medindo, cada um, 60º, já que a soma dos três é igual a 180º. Então, o ângulo central da circunferência AÔB mede 60º. Como a circunferência toda tem 360º, ao traçarmos sucessivamente os arcos medindo 60º, chegaremos a:
6 arcos × 60º = 360º
e teremos, assim, dividido a circunferência em 6 partes iguais.

Perguntas interessantes