15. O filósofo Thomas Hobbes criou uma teoria para explicar os motivos pelos quais um soberano
forte era necessário para a organização de um Estado.
A) CITE a origem do Estado para Hobbes.
B) CONCEITUE Estado de Natureza e EXPLIQUE se ele diz respeito a um período histórico
real ou se era uma metáfora.
C) EXPLIQUE o modo como os homens se relacionavam no estado natural e a necessidade
do contrato social, segundo Hobbes.
D) DESCREVA a estrutura política da sociedade civil organizada, segundo Hobbes, como
resposta à necessidade do contrato social.
E) EXPLIQUE por que Hobbes conclui sua tese negando ao povo o direito de resistência ao
governo tirânico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
15. A) O estado de natureza de Hobbes e o estado de sociedade de Rousseau evidenciam uma percepção do social como luta entre fracos e fortes, vigorando a lei da selva ou o poder da força. Para fazer cessar esse estado de vida ameaçador e ameaçado, os humanos decidem passar à sociedade civil, isto é, ao Estado Civil, criando o poder político e as leis.
B)O conceito de Estado de Natureza é uma abstração teórica que se refere a um "momento" em que os seres humanos organizavam-se apenas sob as leis da natureza. ... Vale ressaltar que essa ideia de anterioridade, não se refere a um momento histórico, mas uma metáfora a um período pré-social dos seres humanos.
C) Para Hobbes, o homem no estado de natureza é movido pelos seus instintos e paixões, o que leva ele à constante guerra. Por exemplo: no estado de natureza, digamos que você achou uma laranjeira no meio do nada e você se apropriou dela. Para Hobbes, se eu também quisesse essa laranjeira, nós brigaríamos até a morte para um de nós ter propriedade da laranjeira.
D) Considerado como um dos teóricos do poder absolutista em vigor na Idade Moderna, Thomas Hobbes viveu entre 1588 e 1679. Para Hobbes, o Estado deveria ser a instituição fundamental para regular as relações humanas, dado o caráter da condição natural dos homens que os impele à busca do atendimento de seus desejos de qualquer maneira, a qualquer preço, de forma violenta, egoísta, isto é, movida por paixões. Afirmava que os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos outros quando não existe um poder capaz de manter a todos em respeito, pois cada um pretende que seu companheiro lhe atribua o mesmo valor que ele atribui a si próprio. Dessa forma, tal situação seria propícia para uma luta de todos contra todos pelo desejo do reconhecimento, pela busca da preservação da vida e da realização daquilo que o homem (juiz de suas ações) deseja. Deste ponto de vista surgiria a famosa expressão de Hobbes: “O homem é o lobo do homem”.
E) Segundo Hobbes, o homem é mal, então precisa abdicar de parte de sua liberdade (para o rei) afim de manter a ordem.
Espero ter ajudado!
BOM ISSO QUE EU COLOQUEI NO MEU LIVRO
DE FORMA BEM RESUMIDA ;)
r:
A) Acreditava ser preciso um rei para impor leis.
B) É ama metáfora que tem um estado sem leis.
C) Neste contrato o rei governava para defender os interesses da sociedade.
D) O rei era a representação do estado e o povo deve obedecer.
E) Para Hobbes o rei deveria ser inquestionável, pois ele representa as leis, Deus e seu governo garantia a ordem
fonte: meu prof kskskks