Geografia, perguntado por bibiabea9220, 1 ano atrás

15. (Enem) Ao longo do século XX, as características da população brasileira mudaram muito. Os gráficos mostram as alterações na distribuição da população da cidade e do campo e na taxa de fecundida- de (número de filhos por mulher) no período entre 1940 e 2000.Comparando-se os dados dos gráficos, pode-se concluir que:a) o aumento relativo da população rural é acompanhado pela redução da taxa de fecundidade.b)quando predominava a população rural, as mulheres tinham em média três vezes menos filhos do que hoje.c)diminuição relativa da população rural coincide com o aumento do número de filhos por mulher.d)quanto mais aumenta o número de pessoas morando em cidades, maior passa a ser a taxa de fecundidade.e)com a intensificação do processo de urbanização, o número de filhos por mulher tende a ser menor.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
220
Olá,

Ao analisar os dados do gráfico, podemos perceber que a intensificação do processo de urbanização causou a diminuição do número de filhos por mulher. Esse é um fenômeno observado também em países de alto nível de desenvolvimento.

A tendência do desenvolvimento e da urbanização é que a taxa de natalidade dessas regiões tenda a cair, encerrando assim um longo período de alta no número da população. É o que percebemos em países europeus.

Nesse sentido, a alternativa E é a correta.

Espero ter ajudado!
Respondido por SrTrindade
75

Olá!

ALTERNATIVA E

e)com a intensificação do processo de urbanização, o número de filhos por mulher tende a ser menor.

Com a urbanização e a inserção da mulher no mercado de trabalho a taxa de fecundidade tende a diminuir.

Outro fator que contribui para o processo é o maior acesso à informação no espaço urbano, fazendo com que mais mulheres utilizem  métodos contraceptivos, permitindo as famílias urbanas planejarem o nascimento de um ou mais filhos.

Bons Estudos

Perguntas interessantes