15 doencas causadas por fungos. suas causas,sintomas,tratamemtos,e prevencao
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Doenças fúngicas podem ser bastante perigosas para o organismo humano. Com grande capacidade de decompor matérias de natureza orgânica, os fungos provocam infecções que vão das mais leves às mais graves, em humanos, nas plantas e nos animais.
Em nós, humanos, as doenças fúngicas podem evoluir para problemas bem sérios e até levar à morte. Pessoas com imunidade baixa podem sofrer problemas sérios quando acometidas por doenças causadas por fungos. Os fungos podem ser encontrados no ar, no solo, na água, nas plantas, no alimentos, nos animais e em uma série de outros lugares e podem se hospedar e se multiplicar em nossa pele, nos órgãos genitais ou nos nossos sistemas gastrointestinal e respiratório causando danos sérios à nossa saúde.
Uma característica interessante dos fungos é a capacidade que ele tem de habitar nosso corpo sem nos causar problema, porém a sua multiplicação é o que pode acarretar em problemas e doenças mais graves.
fungo no pé
A candidíase e a pitiríase versicolor, o popular pano branco, são exemplo de micoses causadas por fungos. Em ambos os casos, o fungo possui a capacidade de liberar toxinas nocivas ao organismo que pode piorar significativamente o quadro.
Sintomas
A coceira e o parecimento de vermelhidão e feridas no local afetado são os principais sintomas de uma doença fúngica. Normalmente o paciente começa a sentir ardor e irritabilidade na pele, nos pés, na unha ou seja qual for o local comprometido.
No caso de infecções causadas por fungos internamente, o paciente pode apresentar ainda náuseas, vômito, enjoo e até dificuldade para respirar. E importante ficar sempre atento aos sintomas, já que quanto maior a população de fungos instalada no organismo maior o risco do paciente ter seu quadro evoluído par problemas mais sérios.
Diagnóstico
O diagnóstico para doenças causadas por fungos e feito, basicamente, com a análise das feridas ou do local atingido pelo problema. Exames de pele e de sangue também ajudam o paciente a conseguir identificar corretamente o tipo de fungo que o acometeu.
É importante o diagnóstico imediato para evitar que os fungos formem uma superpopulação no organismo acarretando para um problema mais difícil de ser curado.
Prevenção
A melhor maneira de se prevenir uma doença fúngica é fazendo uma boa higiene pessoal. Lavar bem o corpo enquanto se toma banho é fundamental par evitar que os fungos evoluam. Lavar bem e diariamente as regiões dos órgãos genitais e partes íntimas pessoais reduz bastante os riscos de se acometer por uma doença fúngica.
doença fúngica
Tratamento
Apesar de incômodas, por causar feridas, ardor e irritabilidade, as doenças causadas por fungos são bem simples de serem tratadas. O tratamento pode ser feito com a ministração de medicamentos antibióticos, para o combate ao fungo, ou até mesmo com pomadas e remédios que agem como esterilizador da pele e de órgão genitais.
Doenças fúngicas dificilmente oferecem risco de morte ao paciente, mas em casos de imunidade baixa pode levar o acometido ao óbito. Por isso, o tratamento é muito importante e deve ser seguido à risca para evitar que o fungo permaneça no organismo por muito tempo.
brunabarbosa19:
nome das doencas,causas ,sintomas e tratdnto
Perguntas interessantes