15 dicas pra evita a violencia na escola sociedade violeincia sobre tudo
Soluções para a tarefa
Escolas seguras trabalham com planejamento e organização. Organize um comitê de segurança, composto por funcionários, pais e alunos interessados. Esse grupo deverá identificar as necessidades de segurança de sua escola. Com base neste levantamento, o comitê deverá criar estratégias diversas de combate à violência, por meio de recursos diversificados, como campanhas, palestras e atividades preventivas, entre outras iniciativas.
2. FAÇA UM PROJETO PREVENTIVO CONTRA BULLYINGA cada ano ou semestre, crie um programa de prevenção ao bullying. Este programa deve incluir atividades em sala de aula e treinamento para funcionários e pais, se for o caso, além de outras medidas preventivas em todo o ambiente escolar, como por exemplo a confecção de cartazes.
3. PREVINA-SE CONTRA A VIOLÊNCIACom base na vivência e experiência profissional sua e funcionários da escola, identifique quais os tipos mais comuns de violência escolar. Com base nesse levantamento, estabeleça ações que você poderia ou deveria usar nessas situações hipotéticas. Dessa forma, caso essas atitudes agressivas realmente aconteçam, você já terá de antemão um modus operandi.
4. AJA IMEDIATAMENTECaso sejam verificados problemas de violência em sua instituição, não demore para tomar as providências necessárias. Identifique o problema, analise-o, discuta sobre propostas de qual procedimento adotar e implemente a ação necessária antes que a situação fuja de controle.
5. IDENTIFIQUE OS POSSÍVEIS ALVOS DE BULLYINGAlguns alunos tendem a sofrer mais bullying do que outros. Esteja atento ao ambiente escolar, a fim de identificar possíveis alvos. Peça aos professores para estarem atentos aos alunos, e informarem sobre mudanças extremas de comportamento.
6. ESTIMULE OS ALUNOS A PRATICAREM ATIVIDADES EXTRASA prática de esportes, entre outras atividades extra curriculares, como jogos de tabuleiro e aulas extras, fazem com que os estudantes ocupem-se de forma saudável, o que pode ajudar a evitar a violência no ambiente escolar.
7. ESTABELEÇA DISCUSSÕES SOBRE A FAMAÉ importante que os alunos compreendam que há tipos diferentes de fama, e que muitos deles não são positivos. Por meio de trabalhos e debates, elicite os perigos dos maus exemplos e os benefícios dos bons.
8. IDENTIFIQUE SINAIS DE ALERTAAlunos que estão causando ou sofrendo atitudes de violência geralmente dão sinais de alerta. Alguns destes sinais são:
Perda de interesse repentina;Obsessão por jogos violentos;Depressão;Redações que demonstrem sentimentos de desespero ou desolação;Dificuldade em controlar a raiva;Violência contra animais;Conversa sobre morte ou instrumentos violentos.Oriente os educadores para que estejam atentos a esses sinais, a fim de tomar medidas de precaução.
9. SEJA UMA PRESENÇA VISÍVELAnde por sua escola e torne-se uma presença conhecida e constante. Interaja com os alunos, a fim de conhecê-los e de que eles não temam procurá-lo quando necessitarem de você. Receba bem os pais dos estudantes nas reuniões escolares e visite as salas de aula de sua instituição.
10. INCENTIVE PAIS E PROFESSORES AO ELOGIOAmor, cuidado, elogio e palavras de apoio são os melhores remédios contra a violência. Crianças e adolescentes que sentem-se amados e valorizados são menos passíveis de agir de modo violento.
2- ajudar estudantes com problemas na escola
3- sempre tratar colegas de escola com respeito