15. (Colégio Sesi-PR)
Um desenvolvedor de jogos online deseja criar um
cenário com uma praça circular, cortada por uma rua s, e
tangente a uma rua t, conforme ilustração a seguir:
Sabendo que as retas t e s devem ser perpendiculares,
para descrever a rua t ele deverá inserir em sua
programação a equação
Anexos:
Soluções para a tarefa
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Explicação:
Sabemos dois pontos da reta S, logo podemos determinar a equação da reta:
|x y 1|
|3 1 1| = 0
|-5 0 1|
x -5y +5 -3y = 0
x -8y + 5 = 0
-8x + y - 5/8 = 0
Para descobrir uma reta perpendicular a outra podemos utilizar a seguinte equação, o coeficiente angular da reta deverá ser igual ao oposto do inverso:
logo o coeficiente angular será 1/8, com isso termos que:
(1/8)*x + b = y
Como essa reta passa pelo ponto (-5,0):
-5/8 + b = 0
b = 5/8
(1/8)*x + 5/8 - y = 0
A alternativa correta é a B)
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