1452-55: quando Portugal e a Igreja Católica se uniram para reduzir [praticamente] todos os africanos à escravatura perpétua
Em 1455, o papa Nicolau V concedeu a Afonso V, entre outros direitos, o de reduzir à escravatura perpétua os habitantes de todos os territórios africanos a sul do Cabo Bojador. A Dum Diversas é uma bula papal dirigida a D. Afonso V de Portugal e publicada em 18 de junho de 1452 pelo Papa Nicolau V. Através desta Bula, o Papa afirma:
[…] nós lhe concedemos, por estes presentes documentos, com nossa Autoridade Apostólica, plena e livre permissão de invadir, buscar, capturar e subjugar os sarracenos e pagãos e quaisquer outros incrédulos e inimigos de Cristo, onde quer que estejam, como também seus reinos, ducados, condados, principados e outras propriedades […] e reduzir suas pessoas à perpétua escravidão [...].
GELEDES. 1452-55: quando Portugal e a Igreja Católica se uniram para reduzir [praticamente] todos os africanos à escravatura perpétua. 2009.
Esse texto destaca que a escravidão negra foi construída também através de
a)um discurso religioso.
b)um intercâmbio cultural.
c)um tratado econômico.
d)uma ação militar.
e)uma disputa política.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
A alternativa correta é a letra a) um discurso religioso.
Vamos aos dados/resoluções:
É importante dar ênfase que a Escravidão negra foi desenvolvida através de um discurso religioso, que era baseado em grande parte da mentalidade da época. Ou seja, a igreja católica detinha de um grande poder de influência e controle sobre a vida dos habitantes dessa terra, e isso se estendia para todos os aspectos da sociedade.
E com isso as pessoas acabaram crescendo com medo de discordar da igreja e aceitavam qualquer ideia/pensamento que era originado pela mesma e desde o século XV, os portugueses acabaram por comprar povos escravizados na África para levarem os mesmos para suas colônias de Açores e Maneira.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/14616960
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)