14- (UFES) A Epidermólise bolhosa é uma grave e rara doença humana hereditária. Essa patologia se manifesta em tecidos de revestimento como a pele e mucosas, que, ao serem afetadas, produzem rupturas. Nessa patologia, as fibras de queratina que atuam na adesão entre células adjacentes não funcionam com eficiência, fazendo com que as várias camadas de pele se separem facilmente.
A) Indique e caracterize o tipo de junção intercelular que atua na manutenção da adesão das células dos tecidos epiteliais.
B) No contato entre células epiteliais e musculares, ocorrem especializações na membrana que permitem a comunicação entre as células. Informe a natureza desse tipo de especialização da membrana, bem como o seu papel biológico para o tecido.
C) A presença das junções oclusivas, ou zônulas oclusivas, nas células que revestem o intestino e outros órgãos, impede a passagem de produtos no espaço entre células vizinhas. Nessa situação, informe a estratégia utilizada por essas células para realizar o transporte transcelular de solutos.
Soluções para a tarefa
a)
Este tipo de junção é denominado como ''junção de encorajamento''. Tratam-se de junções que conectam as células vizinhas mecanicamente, além de também conecta-las com a matriz extracelular adjacente. Caracterizam-se ainda pela interação com o citoesqueleto, compreendem as zônulas de adesão, e estão comumente presentes em tecidos mais expostos ao estresse mecânico intenso, como a epiderme.
b)
Estas especializações são conhecidas como ''nexos'', que tratam-se de pontos comunicantes entre a membrana de uma célula e outra, por meio de proteínas transmembranares de ambas as células, onde formam-se poros que podem ser atravessados por íons e pequenas moléculas.
c)
Na zona de oclusão, as células vizinhas estão encostadas, o que impede a passagem de moléculas entre elas, portanto, as substâncias eventualmente presentes nas cavidade revestidas por tecido epitelial só podem penetrar no corpo travessando diretamente as células.
Espero ter ajudado, bons estudos.