História, perguntado por lf18fer, 9 meses atrás

14. (uepa 2015) leia o texto para responder à questão. “um amigo neoliberal (...) confiou-me que o problema crítico no brasil durante a presidência de sarney não era uma taxa de inflação demasiado alta – como a maioria dos funcionários do banco mundial tolamente acreditava –, mas uma taxa de inflação demasiado baixa. ‘esperemos que os diques se rompam’, ele disse, ‘precisamos de uma hiperinflação aqui, para condicionar o povo a aceitar a medicina deflacionária drástica que falta neste país’.”(anderson, perry. “balanço do neoliberalismo” sader, emir & gentili, pablo (orgs.) pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. rio de janeiro: paz e terra, 1995, p. 11.)a política deflacionária, mencionada pelo historiador perry anderson, foi adotada nos mandatos do presidente fernando henrique cardoso, com a implantação do plano real. - são resultados desta política econômica: bralyn

Soluções para a tarefa

Respondido por yoxxax
8

Alternativas encontradas:

A) controle da taxa de câmbio e congelamento dos preços de bens de consumo. (falsa)

B) confisco generalizado da poupança no país e importação em larga escala de manufaturados. (falsa)      

C) aumento dos gastos com a previdência social e com as políticas de proteção ao desemprego. (falsa)      

D) estatização em massa de empresas privadas e aumento dos gastos com as empresas públicas. (falsa)      

E) aumento da taxa de juros, corte de gastos com políticas sociais e ampliação da taxa de desemprego. (correta)

A questão remete a uma comparação entre a inflação no governo Sarney e no governo de FHC. Sarney foi o primeiro presidente civil após a ditadura militar e herdou um grave problema econômico como desemprego, inflação muita alta, greves, etc. O Plano Cruzado I foi elaborado em fevereiro de 1986 visando o congelamento da economia para controlar a inflação. O Plano Real foi criado por uma equipe econômica liderada pelo ministro FHC em 1994 dentro do governo do presidente Itamar Franco. Este plano foi o cabo eleitoral para a vitória de FHC a presidência do Brasil em 1994 ainda no primeiro turno. Apesar de estabilizar a economia, o plano foi um “remédio amargo” pois aumentou as taxas de juros comprometendo o crescimento econômico, cortou gastos com políticas sociais (afinal foi um governo neoliberal) e ocorreu a ampliação da taxa de desemprego.  

Respondido por nataliafransantos
1

O resultado da política deflacionária de Fernando Henrique Cardoso foi a aumento da taxa de juros, corte de gastos sociais e aumento do desemprego (alternativa d).

O governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) foi marcado pela adoção da política econômica neoliberal. Nesta política, o Estado assume um papel mínimo, onde reduz gradativamente o seu papel nas relações econômicas.  

A política deflacionária adotada, tinha como objetivo manter a moeda estável e necessitava manter a entrada maciça de dólares no país. Para isto, o governo recorria ao aumento da taxa de juros, para que os lucros dos investidores estrangeiros permanecessem em alta, além de intensificar o processo de privatização de empresas nacionais.

A política de aumento dos juros fez com que consumidores e produtores encontrassem dificuldades de acesso ao crédito no país. Como resultado houve um baixo crescimento do PIB, o que resultou em altos índices de desemprego.

O corte em gastos sociais é uma característica marcante dos governos neoliberais, o que no país era ainda mais agravante devido à alta do desemprego. Durante todo o mandando a inflação, marcante em governos anteriores, esteve sob controle.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/12930370

Anexos:
Perguntas interessantes