Matemática, perguntado por patriciasilva7785, 6 meses atrás

14) Seja H um subconjunto não vazio de Z. Demonstre que H é um subgrupo de (Z, +) se, e somente se, existe m ∈ Z com m ≥ 0 tal que H = {mt | t ∈ Z}

Soluções para a tarefa

Respondido por Zadie
8

Inicialmente, relembremos o que é um grupo.  

Grupo

Definição: Um grupo é um par (G,\ast) em que G é um conjunto não vazio e \ast é uma operação binária em G possuindo as seguintes propriedades para quaisquer x,\,y,\,z\in G:

\large\begin{array}{l}(i)\,(x\ast y)\ast z=x\ast (y\ast z);\\\\(ii)\,\exists\,e\in G:\,x\ast e=e\ast x=x;\\\\(iii)\,\exists\,w\in G:w\ast x=x\ast w=e.\end{array}

Observações:

  • Usando a notação multiplicativa, pode-se escrever w=x^{-1}.
  • Quando não há possibilidade de confusão, pode-se representar o grupo (G,\,\ast) apenas por G.

Por exemplo, o conjunto dos números inteiros munido da adição é um grupo.  

Outro exemplo: o conjunto de todos os movimentos possíveis em um cubo mágico forma um grupo. A operação deste grupo é a seguinte. Sejam M_1 e M_2 dois movimentos possíveis. Então M_1\ast M_2 é o movimento M_1 seguido do  M_2. Essa operação possui todas as três propriedades mencionadas.

Subgrupos

Um subconjunto H não vazio de um grupo G é chamado subgrupo de G se H ainda tem a estrutura de grupo munido das operações de G. Indica-se isso pela notação H\leq G.

Proposição: Um subconjunto H não vazio de G é um subgrupo de G se, e somente se (usando notação multiplicativa) para quaisquer x,\,y\in H valem:

(i) x\cdot y\in H;

(ii) x^{-1}\in H.

______

Apresentadas as definições, vamos à demonstração pedida.

Veja que esta questão trata-se de uma equivalência. Então precisamos mostrar a ''ida'' (\Rightarrow) e a "volta" (\Leftarrow).

Demonstração

(\Rightarrow) Suponha que H\leq\mathbb{Z}. Se H=\{0\} e m = 0, então H=\{0\cdot t\mid t\in\mathbb{Z}\}. Se H\neq\{0\}, então existe t\in H não nulo. Como t é subgrupo, então -t\in H. Assim sendo, ou t ou -t é positivo, ou seja, H contém no mínimo um inteiro positivo. Pelo Princípio da Boa Ordem (PBO), o conjunto de todos os inteiros positivos de H possui um menor elemento. Seja m tal elemento. Agora, tome algum múltiplo mt de m. Por um lado, se t>0, então mt\in H. Isso pode ser provado usando indução sobre t. Veja:

Passo base: m\cdot1\in H.

Passo indutivo: Suponha que m\cdot(t-1) \in H. Desse modo, tem-se m\cdot(t-1+1)=m(t-1)+m \in H, já que m\cdot(t-1) e m são elementos de H.

Por outro lado, se t<0, então -t>0, Assim, pode-se escrever m\cdot t= -m\cdot(-t). Como H é subgrupo e m\in H, então -m\in H. Logo, -m\cdot(-t).

Perceba que, em qualquer dos dois casos, mt\in H, isto é, m\mathbb{Z}\subset H. Falta provar que H\subset m\mathbb{Z}. Para tanto, seja h\in H. Dividindo h por m, existem p,\,q\in\mathbb{Z} tais que h=mp+q com 0<q<m. Dessa maneira, temos q=h-mp=h+{m(-p) \in H}, uma vez que h e m(-p) pertencem a H.

Se q=0, então h=mp e, por conseguinte, h\in m\mathbb{Z}.

Se q\neq 0, então q é um inteiro positivo menor do que m. Isso é uma contradição, já que assumimos m como o menor inteiro positivo em H.

Portanto, só resta a possibilidade q=0 e, consequentemente, H\subset m\mathbb{Z}

Como provamos a dupla inclusão m\mathbb{Z}\subset H e H\subset m\mathbb{Z}, deduzimos que: \Large\boxed{H=m\mathbb{Z}=\{mt\mid t\in\mathbb{Z}\}.}

(\Leftarrow) Suponha que H=\{mt\mid t\in\mathbb{Z}\}. Sejam x,\,y\in H. Então existem t_1,\,t_2\in\mathbb{Z} tais que x=mt_1 e y=mt_2. Assim, vem que:  

\Large\begin{aligned}x+y&=mt_1+mt_2\\\\&=m(t_1+t_2).\end{aligned}

Logo, x+y\in H.

Além disso, o elemento inverso de x=mt_1 é -x=-mt_1=m(-t_1). De fato, temos:

\Large\begin{aligned}x+(-x)&=mt_1+(-mt_1)\\\\&=mt_1-mt_1\\\\&=0.\end{aligned}

Portanto, -x\in H.

Assim, pela proposição apresentada, segue que (H,+) é subgrupo de (\mathbb{Z},+).

E, desse modo, está demonstrado o que é pedido nesta tarefa.

Se quiser aprender mais sobre álgebra abstrata, acesse os links a seguir:

  • brainly.com.br/tarefa/24864405;
  • brainly.com.br/tarefa/47590159;
  • brainly.com.br/tarefa/24993670.
Anexos:
Perguntas interessantes