14.“Se ele vai passar no vestibular não se sabe ainda.” A oração destacada é:
a) subordinada substantiva completiva nominal.
b) subordinada substantiva objetiva direta.
c) subordinada substantiva objetiva indireta.
d) subordinada substantiva subjetiva.
e) subordinada adverbial condicional.
Eu sei que a resposta é a letra d, só que eu não entendi pq subjetiva é quando não aparece o sujeito na 1 oração, mas na letra D tem o ELE
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Gabarito realmente é o item "D".
Explicação:
A oração não pode ser condicional, como diz a colega acima, porque ao substituirmos a conjunção integrante "se" pela conjunção condicional "caso" a oração perde o sentido: Caso ele vai passar no vestibular não se sabe ainda. (Errado)
Motivo por ser o Item "D". Embora a conjunção integrante esteja no início da oração, ela ainda desempenha o papel de integrar a oração principal (não se sabe ainda) à subordinada (se ele vai passar no vestibular). A compreensão ficará melhor se colocarmos a oração na ordem direta.
Ex.: Não se sabe ainda se ele vai passar no vestibular.
Oraç. Principal Oraç. S. Substantiva Subjetiva
Note que a primeira oração não tem sujeito. O que não se sabe ainda? Se ele vai passar no vestibular. Ele é sujeito da segunda oração e a segunda oração se comporta como sujeito da primeira.
Lembrando que a oração principal é aquela que não possui conjunção integrante.
MACETE: para saber se uma oração subordinada é substantiva, troque-a por ISSO.
Não se sabe ainda ISSO...
d) subordinada substantiva subjetiva.
É preciso considerar que a oração não é do tipo condicional, visto que se ocorrer a substituição da conjunção integrante “se” pela conjunção condicional “caso” a oração perderá seu sentido.
Sendo assim, mesmo que a conjunção integrante se encontre no início da oração, em que ocorre o desempenho do papel de integração da oração principal em relação à oração subordinada. Em que a oração em ordem direta, ficará da seguinte forma:
Não se sabe ainda se ele vai passar no vestibular.
Oração Principal Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
Bons estudos!