Informática, perguntado por didiorebello, 6 meses atrás

14)
Os 9 certos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para administração de medicações, com objetivos de minimizar erros, inclui:

- Paciente certo: confirmação sobre o paciente por meio de identificação com nome e data de nascimento, por exemplo.

- Medicamento certo: conferir prescrição com nome de medicamento.

- Via certa: verificar a via de administração prescrita.

- Hora certa: administrar o medicamento nos horários prescritos.

- Dose certa: interpretar corretamente a dosagem prescrita, tendo atenção redobrada aos números, zeros e vírgulas.

- Registro certo da administração: descrever corretamente a respeito da dosagem, reação do paciente, e tudo o que ocorreu com relação a administração do medicamento.

- Orientação correta: informar corretamente ao paciente qual medicação está sendo administrada, motivo, dosagem, entre outros.

- Forma certa: verificar se a medicação a ser administrada possui forma farmacêutica e via de administração prescrita.

- Resposta certa: observar o paciente para identificar se a medicação teve o efeito desejado.

Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019.

Com base nos 9 certos e a importância da leitura, interpretação e produção de textos, é correto afirmar que

Alternativas:

a)
a relação entre as medidas para administração de medicações e leitura, interpretação e produção de textos, é parcialmente relevante para a área de Humanas.

b)
leitura, interpretação e produção de textos são aspectos irrelevantes na área da Saúde, afinal, o profissional dessa área utiliza essas informações em âmbito pessoal.

c)
a interpretação é relevante de certa forma para o profissional da área da Saúde compreender os 9 certos, uma vez que sua responsabilidade é medicar os pacientes.

d)
a correta leitura dos 9 certos é relevante até certo ponto para que aconteçam de forma correta, afinal, a responsabilidade do profissional de Saúde inclui outros aspectos importantes.

e)
para que os 9 certos aconteçam da forma correta é fundamental saber a respeito de leitura, interpretação e produção de textos, afinal, qualquer equívoco com relação a administração de medicamentos pode ser fatal.

15)
A leitura e interpretação de textos, tanto orais como escritos, são aspectos importantes em qualquer área do conhecimento. De acordo com Koch e Elias (2016), “em nossas práticas comunicativas, recorremos a textos que se cruzam e se entrecruzam em novas e variadas combinações. Intertextualidade é o nome que se dá a essa relação entre textos.” Ao estabelecermos diálogo entre textos, revelamos a leitura que fazemos sobre o mundo, sobre nós e como nos posicionamos a respeito, isso desde a leitura de um filme, uma música até conversas que temos em família, no trabalho, em mídias sociais.

A relação entre texto e leitor pode variar conforme o conteúdo discursivo apresentado pelo leitor, ou seja, um único texto pode ser interpretado de diversas formas. Exatamente por esse motivo, quando se trata de um texto técnico, como um relatório sobre um paciente na área da Enfermagem, por exemplo, o texto precisa ser objetivo e preciso para determinado entendimento.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e Argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.



A forma como se direciona um texto para determinado entendimento específico é o que chamamos de estratégias argumentativas, sendo elas:



I. Argumento concreto ou por exemplificação, onde são apresentados dados estatísticos, de pesquisas confiáveis, fatos reais, leis, entre outros, que embasam o conteúdo do autor. No caso da área da Saúde, são argumentos embasados em instituições que sejam autoridade na área, como, por exemplo, determinações de procedimentos para administração de medicações, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

II. Argumento lógico, que seria aquele que traz citação (direta ou indireta) de autoridade no assunto abordado. Um exemplo aqui seriam textos científicos, de autoridades, a respeito de doenças.

III. Argumento autoritário, proveniente de relações de sentido lógico, como, por exemplo, hipóteses, inferências, situações de causa e efeito, comparações, dentre outros. Na área da Saúde, esse argumento pode ser visto nas inferências realizadas por uma equipe médica com relação ao estado de saúde de um paciente.

Em relação ao contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, II e III.

b)
I, apenas.

c)
II, apenas.

d)
III, apenas.

e)
I e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por jotafdesouza
3

Resposta:

letra e

Explicação:

Perguntas interessantes