14- O bioma do pantanal é compartilhado entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e com os países Bolívia e Paraguai. No caso da região do Brasil passou por diversas levas de ocupação humana, de indígenas até a chegada dos luso-descendentes, durante o período de colonização portuguesa, por meio das expedições dos bandeirantes em busca de pedras preciosas e índios para servirem como escravizados. A mais recente leva é a chegada de migrantes da Região Sul do Brasil, a partir da década de 1980. Sobre o processo de colonização é correto afirmar que: *
1 ponto
A) Ocupação da região do pantanal sempre foi planejada para manter harmonia com sua biodiversidade.
B) A região do pantanal nunca gerou interesse econômico explicando seu pouco desenvolvimento comparado às outras regiões do país.
C) O processo de colonização não afetou a biodiversidade e o modo de vida dos povos indígenas.
D) Como outras regiões do Brasil a ocupação humana deveu-se aos interesses econômicos que causam danos irreparáveis à biodiversidade do pantanal.
E) Todas as alternativas anteriores
me ajudem rapidooo, por favooooooor
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a D.
Explicação:
A preservação do Bioma do Pantanal que se localiza na grande depressão de inundação do Rio Paraguai pegando desde o Alto Pantanal até o Baixo Pantanal que fica no Mato Grosso do Sul. As terras por serem isoladas e de difícil acesso foram conquistadas pelos Bandeirantes que ocuparam a Região na Grande Corrida do Ouro em 1810. As primeira cidades da Região foram fundadas por Paulistas como Corumbá. Depois que o Ciclo do ouro , ocorreu um processo de dispersão da População mineradora que como nos outros ciclos de mineração se transformaram em Agricultores subsistência. Esta agricultura vai iniciar uma criação de gado extensiva em função da qualidade dos pastos e da abundância de terras. Só com a Guerra do Paraguai que a região passa a ter um Importância Geopolítica em função das ameaças do Paraguai. A cidade de Miranda passa a ser um ponto importante de controle territorial e a Instalação da Colônia de Ponta-Porã que será a Primeira Colônia de ocupação de gauchos na região. A produção de gado de corte vai ser a base da Economia Regional e que garantiu a preservação de parte do Habitat natural. A Serra do Bodoquena que faz o estreitamento do pantanal Sul, vai se tornar um importante Polo de Turismo Ecológico e de Preservação em função dos Rios, Cavernas e acidentes geográficos. A Crise que vem ocorrendo recentemente tem origem na quebra dos paradigmas de ocupação com preservação. É possível observar na principal estrada que liga Campos Grande a Corumbá as gigantescas comitivas que fazem a Trasumância do gado.