Português, perguntado por betothalita1143, 1 ano atrás

14 Leia este trecho de uma crônica e responda aos itens a e b.Desde que minha mulher e os meus filhos passem melhor de cama, mesa e roupas, a humanidade ganha. Ganha, porque, sendo eles parcelas da humanidade, a sua situação melhorando, essa melhoria reflete sobre o todo de que fazem parte.Uma Barreto. 0 novo manifesto. Ifc_. Wcfa urbana- artigos e crónicas.São Paulo: Brasiliense, 1961. p. ?i.a)Se, no primeiro período, trocássemos que por quando e empregássemos os verbos no passado, o sentido da frase sofreria alteração? Justifique.b)No segundo período, há duas orações que apresentam verbo no gerúndio e são, portanto, orações reduzidas. Transcreva-as e indique a circunstância que cada uma delas exprime.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
11

Olá!


A resposta é sim. A troca do "que" por "quando", além de necessitar de toda uma alteração na escrita para que a concordância existisse de maneira adequada, promoveria a ideia não mais de conformidade como anteriormente, mas sim de tempo.


Os termos são: "sendo" e "melhorando". Sobre estes, pode-se afirmar que nesse contexto, o "sendo" exprime a ideia de que "caso essa circunstância ocorra", a situação da humanidade melhorará.

Perguntas interessantes