14. (Enem) Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque o molusco (Elysia chlorotica) é um híbrido de bicho com planta. Cientistas americanos descobriram que o molusco conseguiu incorporar um gene das algas e, por isso, desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se “alimentar” apenas de luz e C02, como as plantas. Garatoni, B. Superinieressante, edição 276, mar. 2010 (adaptado). A capacidade de o molusco fazer fotossíntese deve estar associada ao fato de o gene incorporado permitir que ele passe a sintetizar: a) clorofila, que utiliza a energia do carbono para produzir glicose. b) citocromo, que utiliza a energia da água para formar oxigênio. c) clorofila, que doa elétrons para converter gás carbônico em oxigênio. d) citocromo, que doa elétrons da energia luminosa para produzir glicose. e) clorofila, que transfere a energia da luz para compostos orgânicos.
Soluções para a tarefa
Olá!:
A unica alternativa correta é:
e) Clorofila, que transfere a energia da luz para compostos orgânicos.
O molusco que prefere se alimentar da luz do sol é chamado de Eysia clorótica e sua aparência não é muito diferente da de uma folha de alface. Pode ser encontrado no sul da Flórida ou nas áreas costeiras da Nova Escócia.
A clorótica Eysia é nutrida por uma alga chamada Vaucheria litorea, que é um verdadeiro ser autotrófico.
Esta alga faz o processo fotossintético onde obtém sua comida, aproveitando os raios solares e alguns nutrientes que recebe da água. A Vaucheria litorea, assim como outras plantas, pode realizar essa operação através de seus cloroplastos, pequenas estruturas onde ocorre a fotossíntese.
Este molusco conseguiu digerir a Vaucheria litorea, mas sem causar danos aos cloroplastos, capaz de converter a luz solar em alimento. Então os manipula delicadamente, para integrá-los em seu próprio sistema digestivo.
Resposta:
e) Clorofila, que transfere a energia da luz para compostos orgânicos.
Explicação: